TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL AO CONTEXTO URBANO E RURAL

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.977 Palavras (16 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

8º Semestre – Serviço Social

SERVIÇO SOCIAL AO CONTEXTO URBANO E RURAL

Senhor do Bonfim-BA

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DEEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

8º Semestre – Serviço Social

Claudenice Mota da Silva RA 368292

   Delma Reis de Oliveira RA 336006

Simone de Souza Vieira RA 352134

Valéria Avelino Bezerra RA 376083

      Ylenia Naline de C. Correia RA368721

INCREMENTO SUSTENTÁVEL NO CAMPO COM JUSTIÇA SOCIAL, RUMO ASEQUIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO URBANO

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera UNIDERP Centro de Educação a Distancia para a disciplina de Serviço Social ao Contexto Urbano e Rural.

                                                                    Prof. EAD:MªLaura Santos

                                               Prof.ª Presencial: Neuseildes A. R.do Vale

        

Senhor do Bonfim-BA,

22 de Setembro de 2015

SUMÁRIO

1. Introdução.........................................................................................................4

2.O que é Reforma Agrária...................................................................................5

3.As Principais pretensões dos Movimentos Sociais Sem Terra..........................6

4. Os Atores da Negociação..................................................................................7

5.Percepções da Obra Terra de Autoria do Fotográfo Sebastião Salgado (Figura 2)........................................................................................................................8,9

6.Contextualização do êxodo  rural na tela de Portinari.....................................10

7. Politica Social no aspecto de Desenvolvimento Social.............................11,12

8. Considerações Finais.................................................................................13,14

9. Referencias Bibliográficas....................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por base apresentar os desafios através de síntese acercados movimentos sociais no contexto rural e urbanosuas características dentre as demandas do espaço rural e as novas formações nos espaços urbanos diante a situação de expansão populacional urbana ea vulnerabilidade na área social, preponderante a compreensão para construção do pensamento crítico reflexivoinerente aoprofissional de Serviço Social.

Ao longo da elaboração da Constituição de 1988, foi intensificada e requalificada em função do contexto de crise do estado desenvolvimentista e de crise político-institucional que possibilitou o processo de transição democrática e favoreceu a mobilização social dos movimentos sociais e rede de mobilizações.

MOVIMENTOS SOCIAIS NO CONTEXTO RURAL CONTEMPORANEO

 Através do Estado democrático de direito ocasionouas várias formações de mobilizações sociais e cria novas possibilidadesem diversas vertentes no contexto rural e urbano decorrente da necessidade de consolidação das políticas sociais. As mobilizações dos movimentos sociais se mantem num leque de reivindicações, há várias décadas, com pretensão pautada no compromisso daluta pela posse da terra com dignidade e Justiça social pelo país.

Se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar a Reforma Agrária, por de embate político e ideologias de um contexto específico que, por muitas vezes são permeados por tensões sociais a fim de que a posse das terras em determinadas áreas proporcione  subsídios e a garantia da sobrevivência.

RESUMO DO FILME POR LONGOS DIAS!

O Filme Por Longos Dias, inspira-se em um texto na obra do autor e escritorJose Saramago,o roteiro mostra o dia-a-dia dos sem terras revelando desde a familiaridade dos acompanhamentos até a chegada da Marcha Nacional pela Reforma Agrária em 1997.A longa metragem traz à tonauma visão poética do movimento dos sem -terra e da marcha nacional pela reforma agrária com vários assuntoscomo: Justiça, Direito e Beneficência.

4

Uma Justiça procedida de “delito e pena” ainda que a punição venha por conta de “crimes”distintos; dos direitos e deveres.

Diante essa realidaderemete uma visão sócio- crítica e reflexiva acerca do processo de emancipação social sob o olhar da rotina de trabalhadorese acampamentos de sem – terra em váriosregiões do Brasil sob a óticada inclusão social com dignidade humana e justiça social como priori a implementação da reforma agraria.

O QUE É REFORMA AGRÁRIA?

A Reforma Agrária é parte de um projeto nacional de desenvolvimento, massivo e de qualidade, geradora de trabalho e produtora de alimentos.

        Reforma agrária é o conjunto de medidas para promover a melhor distribuição da terra mediante modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça socialdesenvolvimento rural sustentável e aumento de produção (Estatuto da Terra - Lei nº 4504/64).

ODecreto nº 59.456 de 04 /11/1966, instituiu o primeiro Plano Nacional de Reforma Agrária, que não saiu do papel. Em 9 de julho de 1970, o Decreto nº 1.110 criou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), resultado da fusão do Ibra com o Inda.

À época da criação do INCRA, mais do que reforma agrária, o governo incentivou a colonização da Amazônia. Levas de migrantes de vários estados do Brasil foram levados a ocupar as margens da estrada Transamazônica e empresas de variados ramos receberam incentivos fiscais para grandes projetos agropecuários. A experiência não foi bem sucedida.         

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) é o órgão federal responsável por executar a reforma agrária no país. O que o INCRA busca com a reforma agrária atualmente desenvolvida no país é a implantação de um modelo de assentamento rural baseado na viabilidade econômica, na sustentabilidade ambiental e no desenvolvimento territorial.

Esse assuntoreforma agrária está sempre vivo na discursão  político nacional, de caráter mais ou menos clara, pelo menos desde a década de 20, assumindo formas e significados diferenciados. Idealizada como medida necessária para promover o desenvolvimento econômico-industrial; política de combate ao desemprego, fome e à miséria;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (275.8 Kb)   docx (93.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com