TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTESE DO CLORETO DE HEXAAAMINONIQUEL II

Trabalho Universitário: SINTESE DO CLORETO DE HEXAAAMINONIQUEL II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  830 Visualizações

1. Introdução:

A partir de um composto de níquel que em solução aquosa realiza reações de oxidação dos íons metálicos. Apresenta forma octaédrica , formado o íon [Ni(H20)6]2+ , de cor verde. A partir da reação deste composto pode-se obter a formação do complexo cloreto de hexaaminoniquel (II), que é resultado da troca de moléculas de água por moléculas de amônia formando um complexo octaédrico.

O cloreto de hexaaminoniquel (II) é um sólido azul violeta com estrutura cristalina cúbica, paramagnético, solúvel em água e em solução aquosa de amônia, mas insolúvel em amônia concentrada, álcool etílico, acetona e éter e pode resultar na formação de um precipitado de Ni (OH)2.

2. Objetivo

A prática em laboratório teve com objetivo demostrar a partir da síntese do complexo cloreto de hexaaminoníquel (II), como ocorrem as reações de oxidação e hidrolise.

3. Parte Experimental

3.1 Reagentes e Materiais Utilizados

-Materiais

2 béqueres de 50 ml, 1 béquer de 100 ml, espátula, balança analítica, bastão de vidro, bico de gás, tela de amianto, 2 tubos de ensaio com tampa, banho de gelo, proveta de 10 ml, proveta de 25 ml, papel de filtro, funil de bünchner, kitassato, bomba de vácuo, vidro de relógio, dessecador.

-Reagentes

Cloreto de hexa-hidratado (NICL26H2O), água destilada, 15 ml de hidróxido de amônio (NH4OH), acetona.

-Procedimentos

Pesou-se 6,0012 g de cloreto de níquel hexa-hidratado e dissolveu-o em 10 ml de água, misturando com o auxílio de um bastão de vidro;

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com