TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLUÇÕES E TITULOMETRIA

Artigo: SOLUÇÕES E TITULOMETRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 6

CURITIBA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 MATERIAIS E MÉTODOS 5

2.1 Materiais 5

2.2 Tempo e temperatura 6

2.3 Métodos utilizados 6

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES 7

3.1 Preparação da solução diluída HCl 7

3.2 Cálculo da molaridade real do HCl diluído 7

3.3 Cálculo da molaridade da soda cáustica comercial 8

3.4 Cálculo do grau de pureza da soda cáustica comercial 9

4 CONCLUSÕES 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho teve como objetivo determinar o grau de pureza da soda caustica comercial. Para isso, empregamos o método da titulometria de neutralização utilizando o ácido concentrado HCl (11,9 Mol/L). Antes da realização do experimento principal, realizamos a dissolução do HCl em água, a fim de atingir a concentração 0,1 Mol/L e titulamos o sal Na2CO3, a fim de encontrar a molaridade real obtida com o ácido diluído.

Durante o experimento, utilizamos conceitos de equivalência estequiométrica para chegarmos aos valores exatos das molaridades buscadas. A estequiometria baseia-se na lei da conservação das massas e na lei das proporções definidas. Em geral, as reações químicas combinam proporções definidas de compostos químicos. Já que a matéria não pode ser criada ou destruída, a quantia de cada elemento deve ser a mesma antes, durante e após a reação. Por exemplo, a quantia de um elemento A no reagente deve ser igual à quantia do mesmo elemento no produto.

2 materiais e métodos

2.1 Materiais

1 bureta de 25ml para titulação do Na2CO3 e da soda caustica comercial, utilizando HCl (0,1 Mol/L);

2 copos de béquer de 100ml para escoamento da bureta e auxilio nos procedimentos;

1 funil de vidro haste curta para auxiliar o escoamento do HCl do balão volumétrico para a bureta;

1 balão volumétrico de 250ml para realizar a diluição do HCl concentrado (11,9 Mol/L), tornando sua concentração ),1 Mol/L

2 Erlenmeyers de 250ml para comportar as soluções a serem tituladas (Na2CO3 e soda caustica comercial);

1 pipeta volumétrica de 10ml para realizar a medição precisa da quantidade e Na2CO3 e de soda caustica comercial a ser titulada;

1 pipeta graduada de 5ml (MP) para realizar a medição precisa da quantidade de HCl concentrado (11,9 Mol/L) a ser diluído e utilizado na titulação;

Frasco lavador para diluir as soluções de HCl, Na2CO3 e soda caustica comercial;

Suporte universal e garra para bureta para auxiliar na titulação;

2,1 ml de HCl concentrado (aproximadamente 11,9 Mol/L) à ser diluído e utilizado na titulação;

4 gotas de Metil orange para auxiliar na identificação da neutralização da solução;

20 ml de solução de Na2CO3 (0,05 Mol/L) à ser diluído e titulado afim de encontrar a molaridade real do HCl diluído;

20 ml Solução de soda cáustica comercial (0,1 Mol/L – impuro) a ser diluída e titulada afim de encontrar seu grau de impureza.

2.2 Tempo e temperatura

Os procedimentos foram realizados em temperatura ambiente (aproximadamente 20º C) e o tempo é irrelevante para a realização desse experimento.

2.3 Métodos utilizados

O método utilizado para a realização do experimento foi a Titulometria de Neutralização, que é o ato de determinar a concentração de uma solução básica através de uma titulação com uma solução ácida, e vice-versa.  O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão) e, com base nos coeficientes estequiométricos da reação que está ocorrendo, determinar a concentração desconhecida, por proporção.

Utilizando como base o princípio teórico da equivalência estequiométrica (momento em que a reação de titulação ocorre em sua totalidade), realizamos a diluição do ácido HCl concentrado, determinamos a molaridade real do ácido diluído e da soda caustica comercial.

Através da relação MiVi = MfVf (equação da diluição) chegamos ao valor exato da quantidade, em mililitros, de ácido concentrado que seria ótimo para a diluição, transformando 11,9 Mol/L em 0,1 Mol/L.

Após a diluição, realizamos a titulação do Na2CO3, a fim de determinar a molaridade real do HCl diluído e, para isso, utilizamos a relação MaVa = MpVp (equação da titulometria). Para chegar ao objetivo de determinar a pureza da soda caustica comercial, realizamos a sua titulação e utilizamos a mesma equação da titulometria para relacionar os resultados obtidos.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1 Preparação da solução diluída HCl

Sabendo que a soda caustica comercial que queremos analisar possui concentração de 0,1 Mol/L e que a equação da neutralização se dá pela reação NaOH + HCl -> NaCl + H2O, ou seja, que a proporção de moléculas de HCl para as de NaOH estão de 1 para 1, a concentração ideal do HCl para a realização da neutralização seria de 0,1 Mol/L. Conhecendo a molaridade atual do ácido a ser diluído (11,9 Mol/L) , a molaridade desejada (0,1 Mol/L), o volume desejado (volume do balão – 250 ml), somos capazes de determinar, pela formula da diluição, a quantidade de ácido forte necessária.

MiVi = MfVf

11,9Vi = 0,1x250

Vi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com