TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulometria de neutralização - Relatório

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 11

          Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia[pic 2]

DQE - CAMPUS DE JEQUIÉ

Química Analítica II - 2015.1

TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

Felipe Augusto Oliveira1, Joabes dos Santos Trindade2

1***

2***

Palavras Chave: Titulometria de Neutralização, Padronização, Determinação da Acidez, Quantificação de Hidróxido.

RESUMO

 

        Neste experimento determinaremos a concentração real de NaOH e HCl, através da padronizações, que são baseadas em uma reação entre o analito e um reagente padrão conhecido, onde o mesmo foi utilizado como solução padrão em titulações. Para utilizar a solução de hidróxido de sódio sua concentração tem que ser conhecida, onde, a padronização da mesma, determina a concentração real de um soluto em uma solução. Nesse experimento também procurou-se determinar o teor de ácido acético em uma amostra de vinagre comum comercial. Vale ressaltar que a escala de medida no final será expressa em porcentagem. Pela razão do ácido acético ser um ácido fraco, foi utilizada a técnica de titulação com uma solução padronizada de NaOH, que é uma base forte, utilizando a fenolftaleina e o azul de bromotimol como indicadores. Obteve-se uma concordância entre os valores obtidos da análise com os diferentes indicadores, os quais estão dentro do padrão de 4 a 5 % de ácido acético em vinagre. Por fim foi determinado o teor de Mg(OH)2 em produtos farmacêutico, como o leite de magnésio, utilizando a retrotitulação, pois o leite de magnésio forma uma solução turva branca, o que torna difícil a visualização do ponto final da titulação. Obteve-se um resultado dentro do limite permitido de 7%. A retrotitulação foi utilizada pois a amostra continha vários compostos diferentes dentre eles o hidróxido de magnésio que foi o composto que queríamos identificar e quantificar o teor de Mg(OH)2 na amostra de leite de magnésia. 

OBJETIVOS

Preparo e a padronização de soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio;

Quantificar o ácido acético contido em amostras de vinagre comercializadas na cidade de Jequié/BA;

Quantificar o hidróxido de magnésio contido em leite de magnésio.

INTRODUÇÃO

        Uma análise volumétrica, ou de titulometria, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar. A solução de concentração já conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução é denominada titulação.

        Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico). Qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do ponto de equivalência pode servir, em princípio, para a localização deste. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar à solução a ser titulada um reagente auxiliar ou indicador, capaz de produzir mudança de coloração quando a reação se completou. O ponto em que isso ocorre é chamado ponto final. O ponto de equivalência e o ponto final não coincidem necessariamente. A diferença entre eles é chamado erro da titulação, o qual pode ser determinado experimentalmente. Pode-se também fazer uso da retrotitulaçao, quando as substancia analisadas conterem vários compostos, a retrotitulação é um processo onde o excesso de uma solução padrão que é utilizada para consumir o analito, é determinado por uma segunda solução padrão. Esse procedimento é muito utilizado quando a velocidade de reação entre o analito e o reagente é lenta, ou então, quando falta estabilidade a solução padrão.

        Os indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, é justamente por esta propriedade que são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica, fazendo com que a solução mude de coloração dependendo do meio, indicando assim o ponto final da titulação.

METODOLOGIA EXPERIMENTAL

PADRONIZAÇÃO DAS SOLUÇÕES DE NaOH e HCl

        Inicialmente foi pesada 2,03 g de hidróxido de sódio (NaOH), sendo este diluído em um béquer e transferido para uma proveta de capacidade de 1 L e aferindo um volume à 500 mL com água destilada. Fez-se o armazenamento da solução em frasco de plástico.

        Em seguida foram pesou-se 3 massas de biftalato de potássio (C6H4COOKCOOH), o padrão primário (P.P.), e depositadas em erlenmeyer diferentes, numerados de 1 a 3. Os valores obtidos das massas constam na Tabela 1 do item Resultados e Discussão. Sendo assim, fez-se a diluição do biftalato contido em cada erlenmeyer com 25 mL de água destilada.

        A bureta foi preenchida com NaOH à volume 0 mL. Instantes antes de iniciar a titulação da solução de biftalato gotejou-se a solução alcoólica de fenolftaleína 0,1% e iniciou a titulação. Após a observação da alteração na coloração, de incolor pra um rósea suave o gotejamento de NaOH foi ceifado. Anotou-se o valor do volume de NaOH utilizado.

        Este procedimento de titulação foi feito em triplicada, repetindo o procedimento nas soluções de biftalato contidas nos erlenmeyer.

        A padronização da solução de ácido clorídrico HCl não se processou de maneira muito diferenciada. De uma solução concentrada (PA) (ou então colocar o valor da concentração do ácido utilizado) de ácido clorídrico foi retirado um volume de X mL, diluindo-o em uma proveta à um volume de 500 mL com água destilada. E em seguida armazenando a solução em frasco de vidro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (477.4 Kb)   docx (86.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com