TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

2.0FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................4

3.0 ENTREVISTA E ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS......................6

7.0 CONCLUSAO......................................................................................................9

REFERÊNCIAS........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Estamos diante de um assunto atual e preocupante neste últimos anos, em que com o avanço das tecnologias, do avanço do desmatamento das grandes florestas, para que o homem aumente seus lucros neste mundo capitalista, a “Sustentabilidade” em termos gerais tem gerado ao longo dos anos muitas discussões, entre os governos mundiais, como fazer grandes investimos para diminuir a emissão de dióxido de carbono e outras substancias nocivas ao homem e a natureza.

A Sustentabilidade Empresarial, tem um importante papel em nosso mundo hodierno, onde as grandes, médias e pequenas empresas, juntamente com a sociedade, pode juntos continuar criando mecanismos, para a diminuição de agentes poluentes e consequentemente preparar para as gerações futuras um mundo sustentável.

O Trabalho hora exposto por esta instituição de ensino, aguça na mente de cada acadêmico a sentir também a grande responsabilidade de cooperar para que busquemos formas de cooperar de alguma maneira a sustentabilidade, com nossos conhecimentos, pois muitos dentre nós iremos exercer a função de contadores em empresas e também estaremos prestando serviços a empresas como profissionais liberais, onde teremos a oportunidade de expor nossos conhecimentos neste assunto preocupante e urgente.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pode-se ampliar o conceito de sustentabilidade, em se tratando de uma sociedade sustentável, que não coloca em risco os recursos naturais como o ar, a água, o solo e a vida vegetal e animal dos quais a vida da sociedade depende (PHILIPPI, 2001)

As empresas competem entre si e até muitas vezes numa concorrência desleal, buscando novos mercados para aumentarem suas receitas. Com a nova onda mundial de mundo globalizado, associados as novas tecnologias, trouxeram novos comportamentos de consumos, por uma sociedade cada vez mais exigente quanto a qualidade de produtos e serviços comercializados, que atende aos anseios respeitando o ciclo das fontes renováveis. Esse consumismo, cada vez mais crescente, representa uma pressão sobre as empresas e suas práticas de produção, gerando um fator positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir; sob pena de verem seus lucros diminuírem. Este comportamento gerou o nome de Sustentabilidade Empresarial. Desta forma, as empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade, formas para diminuírem o impacto degradante ao meio ambiente. As organizações estão cada vez mais sensíveis a estas mudanças, sem desprezar seu principal objetivo, a obtenção de lucros. Uma das teorias defendida e aplicada pelas empresas que preocupam com o tema sustentabilidade é o “Triple Bottom Line que consiste nas três perspectivas que uma empresa deve atuar, pessoas, ambiente e por fim o lucro. A ideia central é oferecer produzindo de forma consciente tirando proveito da situação ambiental sem agredir o mesmo, utilizando de fonte renovável, garantindo assim os mesmos recursos para gerações futuras.

Temos outra ferramenta também muito difundida e aplicada no meio das empresas ecologicamente correta, é o “marketing verde” que consiste nas práticas adotadas pelas empresas de forma estratégica em meio aos planos de negócio visando colocar a organização na lista das empresas sustentáveis. Do ponto de vista estratégico é vantajoso para qualquer tipo de empresa, seja ela; empresa comercial, rural, entidade diversas ou até mesmo órgão público, implantar estas práticas sustentáveis, porque estimula a concorrência, fomenta a economia, traz um novo conceito de plano de negócios e principalmente não agride o meio ambiente plantando valores para gerações futuras.

O comportamento dos clientes exigente deste novo mercado, é de somente consumir produtos e serviços de empresas que realmente empregam a sustentabilidade empresarial em seu plano de negócio, em contra partida estas empresas somente negociam com outras na aquisição de produtos e serviços, desde que não agrida ao meio ambiente em que vivemos; no final das contas todos os lados ganham, a empresa, as pessoas e o planeta...

Cabe às empresas, de qualquer porte, mobilizar sua capacidade de empreender e de criar para descobrir novas formas de produzir bens e serviços que gerem mais qualidade de vida para mais gente, com menos quantidade de recursos naturais. A inovação, no caso, não é apenas tecnológica, mas também econômica, social, institucional e política.

Almeida (2002, p.82)

3. ENTREVISTA E ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

Conforme solicitado foi realizado uma pesquisa de campo no município de Cuiabá, capital de Mato Grosso, afim de verificar se as empresas estão buscando desenvolver práticas de Sustentabilidade Empresarial. Os canais utilizados foram os mais diversos meios de comunicação como: internet, jornal impresso, rádio, canais de televisão e até mesmo sindicato etc.

Segue algumas entrevistas realizadas:

Empresa: Monte Carmelo Telhas e Tijolos Ltda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com