TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE - ESTINÇÃO DE SACOLAS PLÁTICAS

Tese: PROJETO DE SUSTENTABILIDADE - ESTINÇÃO DE SACOLAS PLÁTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE – ESTINÇÃO DE SACOLAS PLÁTICAS

1.OBJETIVO GERAL

Reduzir a utilização de sacolas plásticas até que elas sejam totalmente extintas, pois elas trazem bastantes prejuízos a sociedade e ao meio ambiente tais como enchentes, poluição, insetos e animais transmissores de doenças e outros tipos de problemas que se possa imaginar.

Elas podem ser bastante úteis no nosso dia-dia, mas também estão trazendo bastantes prejuízos a todos nós e a nossa futura geração. Estamos em constante mudança global, e tudo que plantamos agora vamos colher lá na frente, por isso temos que conscientizar o mundo todo para que todos preservem o meio ambiente, pois ele é o nosso único habitat. As sacolas plásticas é uma das vilãs deste contesto trazendo problemas imagináveis ao nosso planeta. Sua composiçãoé composto orgânico de cadeia carbônica longa, ou seja, com alto peso molecular, chamados de macromoléculas, sua fórmula química do etileno CH2=CH2, substância obtida com base no petróleo. Ela sofre a quebra da dupla ligação, os monômeros começam a se ligar um ao outro formando o polietileno, (CH2-CH2)n. Isso, porém, só ocorrem em condições adequadas de temperatura, a 200 graus Celsius e a alta pressão.

Esse polímero é muito utilizado na fabricação dos materiais "plásticos" e leva em média 300 anos para se decompor. Uma alternativa que atualmente vem sendo utilizada na fabricação dela é a adição de um aditivo, composto químico a base de metais como cobalto, níquel, ferro e manganês. Esses elementos ajudam no processo de oxidação do polietileno quando em contato com o ambiente. Daí o nome para alguns tipos de sacolas de "biodegradável". Na presença de luz ou calor, o polietileno aditivado vai se transformando rapidamente em moléculas mais leves. Com isso, reduz o peso molecular a tal ponto que os microrganismos presentes no solo possam completar a quebra da estrutura química transformando tudo em água, dióxido de carbono, biomassa e restos dos aditivos. O processo leva, em média, dezoito meses. Mesmo assim elas continuam a trazendo prejuízos, causados pelos aditivos, afinal são sais metálicos que também podem contaminar o solo.

2.COMO VAI SER FEITO?

Através de prefeituras e subprefeituras distribuir de lixeiras apropriadas para cidades e bairros para reduzir a poluição urbana e pragas como insetos e animais transmissores de doenças, distribuir panfletos para conscientizar e reforçar a idéia que nós somos co-autores de nosso destino e de nosso planeta, palestras em escolas afim de ensinar as crianças o que é sustentabilidade e ensinar a cuidar de nosso planeta. Comunicar a todas as redes de mini mercados, mercados, supermercados, hipermercados e todos tipos de comercio a substituírem suas sacolas plásticas por sacolas retornáveis como sacolas feitas de tnt, lona de junta da Amazônia , algodão, ráfia, papelão, palha e náilon ou tecidos sintéticos, se não for de tecidos retornáveis, que seja um tipo cuja sua resistência seja bem maior .Isto tudo que seja estipulado um prazo de até 1 ano para que todos os tipos de comércio se adaptem com a nova lei do meio ambiente. Criar uma força tarefa remunerada para a coleta materiais recicláveis descartados incorretamente no meio ambiente e levar para depósitos corretos de produtos recicláveis, a partir dali as vão tomar seus destinos corretos. E os comércios que forem pegos distribuindo sacolas a partir do termino do prazo tomarão multas altíssimas.

3. PÚBLICO ALVO

A todos os consumidores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com