TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Lei Da Termodinâmica

Casos: Segunda Lei Da Termodinâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

Segunda lei da termodinâmica .

A segunda lei da termodinâmica pode ser enunciada dizendo que: É impossível converte totalmente energia térmica em trabalho util.

Nos processos de transformação da energia, acontece sempre que a energia esta, inicialmente, numa forma mais convertível em trabalho e, no final, a parte que não se converteu em trabalho, esta numa forma menos convertível em trabalho. dizemos que há uma degradação da energia.

O fato de a energia estar numa forma mais ou menos convertível em trabalho depende essencialmente da temperatura, ou melhor, da diferença de temperatura entre o sistema que realiza o trabalho e o ambiente. quanto mais quente estiver um gás em relação ao ambiente, mais facilmente se obterá dele algum trabalho util.

Para dar sentido quantitativo a estas afirmações, e necessário estabelecer o conceito de eficiência: chamamos eficiência a relação entre o trabalho útil obtido e a energia fornecida. Essa relação depende da diferença de temperatura entre o gás e o ambiente.

A segunda lei da termodinâmica afirma que as diferenças entre sistemas em contato tendem a igualar-se. As diferenças de pressão, densidade e, particularmente, as diferenças de temperatura tendem a equalizar-se. Isto significa que um sistema isolado chegará a alcançar uma temperatura uniforme. Uma máquina térmica é aquela que provêm de trabalho eficaz graças à diferença de temperatura de dois corpos. Dado que qualquer máquina termodinâmica requer uma diferença de temperatura, se deriva pois que nenhum trabalho útil pode extrair-se de um sistema isolado em equilíbrio térmico, isto é, requerirá de alimentação de energia do exterior. Imagine dois corpos com temperaturas diferentes: um quente e um frio. Se colocarmos os dois corpos em contato a energia térmica do mais quente passará ao mais frio até que ocorra o equilíbrio térmico entre eles.

Transformações espontâneas : aquelas que podem ocorrer sem que seja feito trabalho para provocá-la (ou seja, tem uma tendência natural a ocorrer)

Transformações não espontâneas: aquelas que só podem ser provocadas fazendo-se trabalho.

É importante frisar que em termodinâmica o termo espontâneo não tem nada haver com velocidade. Algumas transformações espontâneas são muito rápidas como, por exemplo, a reação de precipitação que ocorre quando se misturam soluções de cloreto de sódio e nitrato de prata. Entretanto, algumas transformações espontâneas são tão lentas que não se observa nenhuma mudança, mesmo depois de milhões de anos. Podemos citar como exemplo a decomposição do benzeno em carbono e hidrogênio. A razão pela qual algumas transformações não são espontâneas e outras são é a tendência do sistema a se deslocar para um estado de menor energia. A força que é responsável pela mudança espontânea é a tendência da energia e da matéria a se tornar desordenadas.

Entropia

Em termodinâmica, entropia é a medida de desordem das partículas em um sistema físico. Utiliza-se a letra S para representar esta grandeza.

ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com