TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho Desponta Como área Promissora

Dissertações: Segurança Do Trabalho Desponta Como área Promissora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Cada vez mais as companhias têm notado a importância de adotar medidas preventivas de segurança do trabalho e de gestão ambiental, para preservar a saúde, a integridade física e proteger os trabalhadores de riscos ambientais.

Estresse, fadiga, pequenas lesões ou até mesmo acidentes graves são algumas das causas mais comuns relacionadas à atividade profissional que levam à falta no dia a dia das corporações. Contudo, para a maioria dos problemas há medidas de prevenção e precauções adequadas, e para isso existe a Segurança do Trabalho. Com legislação rigorosa e normas como o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), as instituições recebem orientações a fim de evitar problemas e riscos em seu ambiente.

Com o propósito de habilitar o profissional graduado na área de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, registrado no CREA, para o exercício de medidas prevencionistas, a UNINOVE oferece o curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Segundo o coordenador da Pós-graduação, Prof. Marcelo Pupim Gozzi, o curso oferece conhecimentos para uma atuação multidisciplinar. “A especialização tem três aspectos diferenciais que agregam valor ao desenvolvimento de todos os engenheiros, arquitetos e agrônomos, sem distinções. O primeiro diz respeito à formação com foco no ser humano, considerando os aspectos de sua saúde e integridade física; o segundo se relaciona com a possibilidade de ampliação dos conhecimentos no campo das ciências exatas, fundamentais para a tomada de decisão em sua atuação profissional; e o terceiro é a formação docente, o que possibilita traçar outros rumos profissionais, especialmente relacionados à área acadêmica”, explica o professor.

No mercado atual, as companhias enxergam nessa área um investimento a longo prazo, que garantirá a eficiência na produção. Dentre as atividades para manter o ambiente sem riscos e acidentes, as empresas investem em normas de segurança para funcionários; reuniões sobre o tema; palestras e treinamentos, por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes); e em ações como a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com