TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário em Araxá sobre a modernização do ponto de vista social serviço

Artigo: Seminário em Araxá sobre a modernização do ponto de vista social serviço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Artigo  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nos seminários de Araxá e Teresópolis é importante ressaltar a contribuição e importância de cada seminário idealizado em prol da reconceituação do serviço social.

O I seminário em Araxá foi realizado em Minas gerais, de 19 a 26 de Março de 1967, com a presença de 38 assistentes sociais, tendo como objetivo do congresso a ruptura com o tradicionalismo através das contestações das bases teóricas, tratando-se nesse momento os níveis de micro(pratica profissional voltada a prestação de serviços direto) e macro( política e planejamentos) para a atuação do serviço social.

Tendo no primeiro momento a proposta para o assistente social deixar de atuar apenas na execução de atividades e passar a participar de políticas e planejamentos, surgindo-se novos papéis profissionais ao profissional, ou seja, não sendo apenas mero executores de políticas sociais,mas como capazes de formular novas perspectivas e administra-las.

Com base nesse documento o Serviço social teria grande contribuição para o desenvolvimento nos aspectos econômicos, Políticos, tecnológicos e socioculturais.

A perspectiva de modernização do serviço social constituiu-se como uma das primeiras etapas para o processo de renovação, sendo que esse momento histórico de processo de teorização e reconceituação do serviço social, propôs-se ações profissionais vinculadas a realidade social e política do Brasil.

Em sequencia em 1970, ocorreu no Rio de janeiro, o II Seminário de Teorização do Serviço Social em Teresópolis, no período de 10 a 17 de Janeiro, com a participação de 33 assistentes sociais, cujo tema era a metodologia do serviço social.

Se diferenciava- sedo I seminário não apenas no aspecto formal, mas na reflexão contida no documento, o qual refere-se a necessidade de um estudo mais adequado e preparado para a atualização do profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com