TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto De Vista De Assistente Social

Artigo: Ponto De Vista De Assistente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 2

Em comunidades carentes como mostra bem no filme”Quanto Vale ou é por Quilo”,é preciso um olhar mais crítico e uma participação mais atuante dos assistentes sociais envolvidos. O trabalho do assistente social nestes casos requer uma ajuda planejada, que é tirar essa comunidade/ou individuo e leva-lo para outra condição melhor, fazendo projetos de ação social que pode ser realizado tanto por empresas privadas, governo ou cidadão comum.

Quando o serviço social passa a fazer algo para mudar essa realidade, deve o estado proporcionar para essa comunidade por meio de políticas públicas medidas que possibilita a igualdade, a humanização, respeito e condições para estas famílias coseguirem se sustentarem sozinhas, através de incentivos a construção de autonomia e independência de seus membros.

Com isso a comunidade estará favorecendo formação de indivíduos capaz de organizar a sua própria vida e responsabilizar-se por suas relações sociais.

Entretanto esse trabalho não se faz sozinho e sim em conjunto com governo, assistente social,ONGs que trabalham seriamente, município e principalmente a comunidade participante.

A importância do serviço social é de vir com projetos de intervenção podendo assim diagnosticar falhas em determinados sistema, podendo assim se re avaliar os planos de ação da comunidade e aprimorando e colocando em prática diretrizes mais eficazes.

Embora muitos acham que serviço social e filantropia seja a mesma coisa, tem uma diferença significativa. O serviço social é um trabalho em longo prazo, um ato preventivo e com finalidade de tirar o individuo de determinada situação e leva-lo para outra, já a filantropia é um ato corretivo e não preventivo.

No entanto ambas tem que ter amor ao próximo.

Esse filme não muda o mundo , mas é instigante e traz inquietações a nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com