TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação De Misturas

Monografias: Separação De Misturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Aula II – Separação de misturas

Introdução:

A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza. Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.

Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea. Mistura Homogênea apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase. Mistura Heterogênea podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.

Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.

Peneiração: baseado na diferença de tamanho dos sólidos. Usam-se peneiras com malhas diferentes. Ventilação: baseado em densidades diferentes, onde o sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Dissolução fracionada: baseia-se na solubilidade. É utilizada em misturas com um componente solúvel em água e os demais insolúveis. O componente insolúvel é separado por filtração e o solúvel é obtido por evaporação ou destilação do solvente. Separação magnética: um dos sólidos é atraído por um ímã. Filtração simples: A fase sólida é insolúvel no líquido, é separada com o auxílio de papel de filtro e funil. Decantação: baseia-se na diferença de solubilidade e de densidade. Usada para separar líquidos diferentes e imiscíveis, também para separar sólidos e líquidos imiscíveis. Evaporação: baseia-se na diferença de temperatura de ebulição entre os componentes da mistura, em repouso ou em aquecimento o liquido se volatiliza.

Objetivo:

Separar os componentes de uma mistura por meio de dissolução fracionada, decantação e separação magnética.

Procedimentos:

I - Dissolução fracionada;

• Pese 20 gramas de sal em um béquer de 250 ml. Pese 30 gramas de pó de giz e misturar ao sal. Note que temos uma mistura entre duas substancias solidas.

• Para separar esses dois componentes, usaremos o método de dissolução fracionada. Adicione água na mistura até seu volume for igual a 200 ml. Com o bastão de vidro agite as mistura e note o que acontece.

• Pegue a sua mistura e despeje num funil de vidro com o papel de filtro. Espere até que todo o líquido passe pelo papel de filtro. Note o que aconteceu com a parte insolúvel da mistura.

• Pegar a solução liquida e leve a para o banho-maria, depois de toda água evaporada note o que aconteceu.

II – Decantação:

• Verifique se o balão de destilação não está com vazamento.

• Meça 100 ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com