TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação De Misturas

Monografias: Separação De Misturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

1. OBJETIVO

Identificar experimentalmente os processos de separação de misturas.

2. INTRODUÇÃO

Mistura – é formada por duas ou mais substâncias puras. As misturas têm composição química variável, não expressa por uma fórmula.

As misturas podem conter uma ou mais fases.

Mistura Homogênea – é formada por apenas uma fase. Não se consegue diferenciar a substância.

Mistura Heterogênea – é formada por duas ou mais fases. As substâncias podem ser diferenciadas a olho nu ou pelo microscópio.

A decantação é um processo de separação que permite separar sistemas heterogêneos. É utilizada principalmente em diversos sistemas bifásicos como sólido-água (Exemplo: temos uma mistura A e ao esperar um tempo vimos que a parte mais densa se sedimentou, ou seja, se depositou no fundo do recipiente, separando-se da fase líquida, que pode, então, ser transferida.

Separação magnética é um método de separação específico dos sistemas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Campos magnéticos são aplicados à mistura para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda. É chamado também de imantação.

É utilizado, por exemplo, para separar do lixo objetos de metal que serão reciclados. Outro exemplo: supondo que temos um recipiente com pó de ferro e sal misturados, é óbvio que não vamos separá-los manualmente, usamos o processo de atração magnética; passando um imã por cima do recipiente, só virá o sólido atraído por imã (pó de ferro) e ficará o outro (sal).

Separação por solução e filtragem para separar um sistema sólido, pode recorrer-se a um solvente seletivo e, portanto, à separação por solução. Às vezes é possível encontrar um bom solvente para um dos componentes da mistura que, no entanto, não dissolve o outro ou os outros componentes, obtendo-se uma suspensão.

Dissolução fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar sistemas heterogêneos de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o líquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente; como exemplo, água com areia e sal.

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1. Materiais e Reagentes

3.2. Procedimento experimental

a) Observe o experimento em cima do papel tem areia e limalha de ferro misturado . ( responda a questão 1)

FAÇA A SEPARAÇÃO E MOSTRE PARA O PROFESSOR.

b) Pegue um bequer coloque 150 mL de água e 1 colher de areia, com uma espátula misture bem, deixe descansar por 3 min. Depois tente colocar somente o liquido em outro bequer.

Observe o que aconteceu. ( responda a questão 2)

FAÇA A SEPARAÇÃO E MOSTRE PARA O PROFESSOR.

c) No experimento anterior o método de separação não foi suficiente ainda sobraram restos de sólidos no líquido, então pegue o funil de papel e faça a separação conforme a figura abaixo. Observe.

FAÇA A SEPARAÇÃO E MOSTRE PARA O PROFESSOR.

3. Conclusões:

1. No experimento da letra a sem colocar as mãos qual será o processo que você irá utilizar para separar estes dois sólidos?

( ) decantação

( ) filtração

( x ) separação magnética

( ) dissolução fracionada

2. No experimento da letra b sem colocar as mãos qual será o processo que você irá utilizar para separar o líquido do sólido?

( x ) decantação

( ) filtração

( ) separação magnética

( ) dissolução fracionada

3. No experimento da letra c qual será o processo que você irá utilizar para separar o líquido do sólido?

( ) decantação

( x ) filtração

( ) separação magnética

( ) dissolução fracionada

4. O que é mistura homogênena?O que é uma mistura heterogênea?

Mistura Homogênea – é formada por apenas uma fase. Não se consegue diferenciar a substância.

Mistura Heterogênea – é formada por duas ou mais fases. As substâncias podem ser diferenciadas a olho nu ou pelo microscópio.

5. Discussão do procedimento experimental

Parte (A)

Com a utilização de um imã e aproximando-o da mistura heterogênea de areia e limalia de ferro, foi possível efetuar a separação. Sendo assim a areia permaneceu no papel e a limalia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com