TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social e contexto urbano

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

Assessoria relacionando com o Serviço Social

Assessoria tem seu significado como ato de assessoramento. Órgão ou conjunto de pessoas, que assessoria um chefe. Escritório, ou instituição, especializando na coleta e análise de dados técnicos, estatísticos ou científicos. Na profissão do Serviço Social, por meio da assessoria é importante ressaltar a grande contribuição, que com possibilidades de melhoria para a sociedade.

Podemos analisar a demanda de assessoria ao Serviço Social como sendo um processo de trabalho a profissão. As assessorias são consideradas formas indiretas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não-governamentais e empresas privadas, sendo que o profissional responsável pela execução desta atividade, normalmente não tem vínculo empregatício e atua como prestador de serviço para a organização da demanda.

A assessoria pode ser vista como uma forma de acompanhamento e monitoramento de uma determinada demanda, junto a um grupo ou vários grupos que a executam, em que o assessor normalmente não tem vínculo permanente como local da prestação e realização do serviço. Normalmente são solicitados pela equipe institucional, que atua diretamente na organização ou como em alguns casos pelos representantes da gestão.

As assessorias podem ser consideradas formas indiretas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não-governamentais, em que o profissional responsável pela execução desta atividade, não tem vínculo empregatício atuando como prestador de serviço a organização da demanda.

Para a execução de uma assessoria faz-se necessário clareza acerca de quais são os objetivos pretendidos pelos demandatarios da organização que a solicita. Também é preciso conhecer a organização a fim de tornar possível um processo de trabalho investigativo e interventivo com retorno para a qualificação profissional de todos os envolvidos. Para a realização da assessoria, os profissionais devem ter habilidades: negociação, iniciativa, espírito de liderança, criatividade, bom relacionamento interpessoal, da equipe e interdisciplinar em permanente desenvolvimento.

A assessoria no âmbito do Serviço Social pode ser considerada uma ferramenta de trabalho por princípio. Porém, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais do Serviço Social consideram como um instrumento de trabalho profissional, em que o assistente social irá acompanhar processos de trabalho da organização e de grupos, apontando possibilidade, limites, alternativas no projeto pretendido. Deve contribuir para a leitura da realidade, o que facilita traçar o planejamento. Porém, a assessora pode ser considerada, apesar do seu princípio de sua utilização como instrumento ou atividade da categoria profissional, um novo espaço de intervenção do Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com