TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexualidade na adoslecencia

Por:   •  19/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

NANCY JESUS ABREU

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

ITABERABA-BA

2015

NANCY JESUS ABREU

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, para atender as disciplinas Estátistica e indicadores sociais; processo de trabalho e ssoc: comunicação na prática do assistente social do 7.º semestre.

Professores do 7.º semestre: Amanda Boza, Clarice Kernkamp e Valquiria Caprioli

Itaberaba

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 04

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ............................................ 06

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS ............................ 07

4. JUSTIFICATIVA ................................................................................................... 08

5. METODOLOGIA ................................................................................................... 10

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ................................................................................. 11

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA .......................................................................... 12

8. ORÇAMENTO ...................................................................................................... 13

9. RESULTADOS ESPERADOS .............................................................................. 14

10. REFERÊNCIAS .................................................................................................. 15

1. INTRODUÇÃO

Falar de sexualidade significa falar de repressão, poder, preconceito, interdição do corpo, desejo, paixão, prazer, opção, construção de papéis sexuais, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada além de tantas outras representações sociais que giram em torno dela na sociedade.

Todas essas questões sobre sexualidade, também perpassam o âmbito escolar, que é uma das principais instituições de socialização humana. Portanto, a proposta de se discutir qual o papel da escola nas questões que envolvam temas sexuais coloca todos os atores da comunidade escolar (professores, estudantes, coordenadores, a direção e pais) frente à necessidade de conhecer melhor sobre o assunto, que cada vez mais tem vindo à tona, graças às mudanças socioculturais e cientificas que contribuem para que essa dimensão humana – a sexualidade – ganhe ainda mais destaque na contemporaneidade.

Com vistas à realidade da grande profusão de temas emergentes sobre a sexualidade humana, é que se pretendem analisar como os jovens vêem a si e ao outro através da sexualidade, bem como a função da escola no desenvolver de uma visão crítica acerca deste tema.

São vários os estudos feitos a respeito da educação sexual, assim como o da orientação sexual, envolvendo a pesquisa qualitativa, fóruns, debates, dentro e fora da comunidade acadêmica. Porém, há sempre um espaço aberto para novas pesquisas, principalmente do ponto de vista da abordagem sobre as diferenças sexuais.

Para o campo educacional, a afirmação dos grupos ditos ‘diferentes’ é profundamente perturbadora. Não se pode simplesmente encaminhá-los para os serviços de orientação psicológica para que sejam corrigidos, nem tampouco podemos ignorá-los.

O que há de se fazer é considerar de fato a pluralidade cultural, que ainda hoje enfrenta muita resistência à plena aceitação por parte dos que se enquadram dentro do ‘padrão’ tido como ‘normal’, apesar destas diferenças hoje estarem legitimadas e orientadas para serem trabalhadas em sala de aula.

A gravidez indesejada na adolescência é um fato muito debatido na sociedade e na escola, porque a gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionada a sexualidade na adolescência,com sérias consequência envolvidas em uma família desestruturada.

A adolescência é um período de vida que merece atenção, pois esta transição entre a infância e a idade adulta pode resultar em problemas futuros para o desenvolvimento de um determinado indivíduo. É nessa etapa do ser humano que se apresentam as mudanças físicas e emocionais que podem gerar movimentos de conflitos ou de crise. Quando a atividade sexual tem como resultado a gravidez, gera a adolescente quanto para o recém nascido, pois poderão apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento,tanto emocional quanto comportamental, e ainda,problemas educacionais e de aprendizagem.

Considera-se que este estudo trará importantes contribuições para os educandos e os seus educadores sobre a compreensão, o respeito e a aceitação da diversidade cultural e sexual, que é algo real, natural e irreversível, questionando também a gravidez na adolescência devido a falta de informações dos jovens adolescentes e o meio em que vive.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Delimitação do tema: A Sexualidade na adolescência o convívio social no meio em que vive – sociedade e escola do município de Ipirá - Bahia

Público Alvo: Adolescentes

Problema: Quais contribuições que deve ser levada aos adolescentes com dificuldade em compreender a sexualidade no meio em que vive?

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO

        Objetivo Geral

                . Compreender a gênese dos problemas relacionados à convivência dos adolescentes nos ambientes ditos normais em grupo de jovens, escolas no município de Ipirá – Bahia.         

        Objetivos Específicos

        . Criar um ambiente de discussão e reflexão acerca das mais variadas representações sociais e, principalmente do convívio com o adolescente na escola e no meio em que vive;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com