TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome De Reiter

Dissertações: Sindrome De Reiter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Síndrome de Reiter

Dra. Marlene Freire

IntroduçãoDescriçãoDiagnósticoTratamentoBibliografia

Descrição

Síndrome de Reiter, conhecida popularmente como artrite reativa, é uma doença que afeta as articulações provocando artrite assimétrica, isto é inflamação com aumento das juntas, principalmente nos membros inferiores (pernas) e que pode estar acompanhada de inflamação dos olhos (conjuntivite ou uveíte), inflamação da uretra (uretrite) ou do cérvix (cervicite), inflamação do intestino com diarréia aguda e acometimento da pele e mucosas (da boca e genitais).

É um tipo particular de artrite reativa, isto é, uma inflamação de juntas que aparece como uma reação a uma infecção que afeta um local diferente das articulações e que não se consegue identificar o microorganismo causal. Quando se pesquisa o líquido sinovial (líquido próprio das juntas - articulações), não se encontra o agente infeccioso no local inflamado. Através de pesquisas especiais, partes de microorganismo, como o DNA de Clamydia, têm sido encontrados em alguns casos.

Quais são as causas da doença?

Quais são os sintomas da doença?

Quais são as conseqüências da doença?

Quais são as causas da doença?

A doença aparece em pessoas que são predispostas geneticamente. Entre 60 e 90% das pessoas com síndrome de Reiter apresentam o HLA B27 positivo que é um antígeno de histocompatibilidade humano presente nos cromossomos, que contém o nosso material genético.

São reconhecidos dois locais diferentes do início da infecção que agiriam como gatilho para o aparecimento da doença:

infecção intestinal por: Shigella flexneri, Salmonella typhimurium, Salmonella enteritidis, Campylobacter jejuni e Yersinia enterocolítica. De 1 a 3% das pessoas com este tipo de infecção intestinal irão desenvolver a doença cerca de 15 a 30 dias após a infecção inicial.

infecção urogenital por Chlamydia trachomatis, e menos comumente, por Mycoplasma. Ocorre em 1 a 2% das pessoas portadoras de uretrite não-gonocócica e as manifestações da doença vão aparecer 15 a 30 dias após a infecção inicial.

[sobe]

Quais são os sintomas da doença?

Em geral, a doença manifesta-se por inflamação das juntas (artrite) que aparece com maior freqüência nos membros inferiores (joelhos, tornozelos e quadril), mas pode também aparecer nas grandes articulações dos membros superiores como cotovelos, ombros e punhos. As artrites são na maioria das vezes monoarticular ou oligoarticular (até 4 articulações) e assimétricas, ou seja, que não acomete os dois lados do corpo ao mesmo tempo. É comum a ocorrência de entesite, que é a inflamação da inserção dos tendões nos ossos, principalmente no tendão de Aquiles e fascia plantar (calcanhar).

Essas manifestações articulares estão associadas a uma das seguintes manifestações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com