TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome alienaçao parental

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5
  1. TEMA:

Alienação Parental.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA:

Síndrome da Alienação Parental na Infância.

  1. APRESENTAÇÃO

           Analisar a Síndrome de Alienação Parental na infância, e postular as causas e conseqüências decorrentes deste fenômeno.

        A alienação parental decorre da separação, ou seja, é caracterizada quando um dos ex-cônjuges intenta afastar o filho do relacionamento com o outro genitor. Essa situação pode dar ensejo ao aparecimento de uma síndrome, a qual surge do apego excessivo e exclusivo da criança com relação a um dos genitores e do afastamento total do outro. Resulta da conjugação de técnicas e/ou processos que, por sua vez, influenciam consciente ou inconscientemente, que são utilizados pelo genitor que pretende alienar a criança, e assim provoca pouca vontade na criança em estar com o genitor não - titular da guarda

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

        Com a separação, a alienação parental aparece com maior freqüência do que se supõe, frequentemente barreiras são postas pelo guardião à realização das visitas. Contudo, não são poucos os artifícios e manobras de que se vale o titular da guarda para obstaculizar encontros do ex-cônjuge com o filho: doenças inexistentes, compromissos de última hora, entre outros. E o que é pior e mais grave: tais impedimentos vêm ditados por inconcebível egoísmo, fruto exclusivo da antipatia que ainda reina entre os ex-cônjuges, sendo certo que, sem qualquer pudor, em nome de tais sentimentos, a criança é transformada em instrumento de vingança. Porém, os genitores esquecem que a criança, desde o nascimento, tem direito ao afeto, à assistência moral e material e à educação. Em virtude, a Constituição Brasileira no art. 227 institui ser “dever da família (...) assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito (...) à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

        Essa alienação pode persistir anos seguidos, com gravíssimas conseqüências de ordem comportamental e psíquica, e geralmente só é superada quando o filho consegue alcançar certa independência do genitor guardião, o que lhe permite vislumbrar a irrazoabilidade do distanciamento a que foi induzido. A esse processo patológico dá-se o nome de Síndrome de Alienação Parental, identificada em 1985 pelo professor de Psiquiatria Infantil da Universidade de Columbia (EUA), doutor Richard A. Gardener. Do ponto de vista médico, relativamente à criança, a síndrome é uma forma de abuso emocional, punida nos EUA, segundo o Family Court Act, com a perda da guarda e a supressão do direito de visitas por parte do genitor responsável pela alienação àquele que busca afastar a presença do outro genitor da esfera de relacionamento com o filho concede-se o nome de “progenitor alienante” e ao outro, de cujo contato se subtrai a criança, de “progenitor alienado. A síndrome da alienação parental não se confunde, portanto, com a mera alienação parental. Contudo, aquela geralmente é decorrente desta, ou seja, a alienação parental é o afastamento do filho de um dos genitores, provocado pelo outro, via de regra, o titular da custódia. Assim a mesma, diz respeito às sequelas emocionais e comportamentais de que vem a padecer a criança vítima desse transtorno. Assim, enquanto a síndrome refere-se à conduta do filho que se recusa terminante e insistentemente a ter contato com um dos progenitores, que já sofre as mazelas procedentes daquele rompimento, a alienação parental relaciona-se com o processo desencadeado pelo progenitor que intenta afastar o outro genitor da vida do filho.

        Sendo assim, identificado o processo de alienação parental, é importante que o Poder Judiciário impeça seu desenvolvimento, evitando, dessa forma, que a síndrome venha a se instalar. Tendo em vista, a falta de adequada formação, os juízes de família fazem vistas grossas a situações que, se examinadas com um pouco mais de cautela, não se converteriam em exemplos do distúrbio abordado. É necessário que os juízes se deem conta dos elementos identificadores da alienação parental, determinando, nesses casos, rigorosa perícia psicossocial, para então ordenar as medidas necessárias para fazer jus à proteção da infância, ou seja, através do acompanhamento do Serviço Social e da Psicologia.

        Por fim, observa-se que o magistrado não tem formação para diagnosticar a alienação parental. Para tanto, se faz necessário a atuação da psicologia e do serviço social como elementos identificadores, como forma de dar subsídios ao julgador que, por sua vez, deverá exigir urgência máxima e providências adequadas, dentre elas, o parecer social, exame psicológico e psiquiátrico das partes envolvidas.

  1. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

     GERAL: Analisar e identificar a Síndrome de Alienação Parental na Infância.

ESPECÍFICOS:

  • Compreender as causas determinantes do processo de Alienação Parental;
  • As conseqüências da alienação parental;
  • Os elementos de identificação;
  • Meios para obter a Alienação Parental.

6. JUSTIFICATIVA

        O estudo sobre o tema Alienação Parental foi desenvolvido, em virtude, da pouca exploração no meio acadêmico, pois proporciona uma contribuição com material teórico baseado em um estudo que possibilitará a novos acadêmicos e ao mundo científico, informações adicionais para o estudo sobre o tema Alienação Parental. Sendo também de grande relevância social, pois se trata de um assunto corriqueiro no seio da nova formação, na realidade da família moderna.

        Deve-se ressaltar também, que o tema é de grande importância para o Serviço Social, pois o fato resulta na infração dos direitos da criança, assim para tanto se faz necessário a atuação do profissional, de forma a compreender o contexto que envolve as relações sociais, tendo como enfoque infância, considerando que a mesma em termos de proporção se torna mais vulnerável no arrolar dos acontecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (956.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com