TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informoção Contabil

Pesquisas Acadêmicas: Sistema De Informoção Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  2.920 Visualizações

Página 1 de 5

Como a empresa é vista na abordagem sistêmica?

A abordagem sistêmica considerada a empresa como um sistema aberto em razão de sua interação com a sociedade e o ambiente onde ela atua, ou seja, é vista como parte que interatua com o ambiente e a sociedade de modo completo. A empresa é um sistema que possui recursos introduzidos (entrada), que são processados, e finalizados para a saída de produtos ou serviços. São sistemas que recebem bens para produzirem outros bens, ou mercadorias para serem vendidos, os mesmos passa per processos que se transforma em bens e são vendidos aos consumidores em geral. Esse intercâmbio com a sociedade provoca ampliação dos padrões de vida e no desenvolvimento da sociedade de forma a influenciar as pessoas.

Segundo Iudícibus e Marion (2006, p.49), “[...] sem uma boa Contabilidade, a empresa é como um barco em alto mar, sem bússola, à mercê dos ventos, quase sem chance de sobrevivência, totalmente a deriva.”.

Justifique o pensamento dos autores.

Uma Contabilidade bem estruturada possui conhecimentos de toda operacionalidade do negócio, esta envolvida com os responsáveis por cada atividade, no intuído de instruir a forma correta dos lançamentos dos dados no sistema, para que a informação extraída seja a mais confiável possível. Todas as ações da empresa, nas áreas de produção, comercialização e finanças, conduzem a resultados financeiros. Sendo a Ciência Contábil a única especializada em avaliar economicamente a empresa e seus resultados, para que isto seja possível, todas as ações terminam por convergir para o sistema de Informação Contábil, o qual possibilita avaliar toda a gestão econômica do empreendimento direcionando de forma mais segura às metas e objetivos da entidade, dando norte ao barco em alto mar.

A Contabilidade se apresenta a partir de vários subsistemas.

O subsistema de Contabilidade Geral tem como centro o lançamento contábil, isto é, o processo de escrituração contábil.

O Subsistema de Contabilidade Societária e Fiscal é o grande banco de dados que fornece informações para outros sistemas auxiliando no gerenciamento da empresa e apresenta relatórios fundamentais.

Os Subsistemas de Custos tem como objetivo apurar os custos unitários dos produtos fabricados pela organização.

O subsistema de Controle Patrimonial tem como objetivo o controle do Ativo Permanente, principalmente o Imobilizado, sendo utilizado para atender aos cálculos e controles da movimentação física desses bens e às exigências legais, fiscais e contábeis específicas. O subsistema de Controle Patrimonial deve proporcionar o arquivamento em forma de banco de dados para cada item controlado, considerando todas as informações necessárias para a gestão do bem e para todas as áreas da empresa.

O Subsistema de valorização de inventários ou custo contábil tendo em vista que a atribuição de valor desses ativos deve ser criteriosa com base nas definições constantes da legislação em vigor e dos Princípios e Normas contábeis.

O Subsistema de Gestão de Impostos é utilizado considerando a quantidade e a complexidade de tributos.

O Subsistema de análise financeira e de balanços tem como objetivo a gestão dos negócios empresariais, permitindo uma visão geral da organização.

O Subsistema de orçamento tem como objetivo a execução orçamentária decorrente do plano operacional da organização.

O Subsistema de Contabilidade por Responsabilidade tem como objetivo principal apresentar a Contabilidade a partir dos segmentos da empresa e o responsável por determinados custos e receitas de cada segmento.

Conceitue e exemplifique a triangulação, dado, informação, conhecimento.

Dados, segundo Oliveira (2005), é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por isso, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Ou seja, são percepções iniciais de um observador sobre a natureza do objeto, identificado por características visuais, símbolos e/ou mensuração.

Informação, ainda conforme Oliveira (2005) é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. Em outras palavras, são dados organizados de forma expressiva, constituindo uma base útil á tomada de decisões.

O conhecimento é um conjunto de definições e compreensões de algum fato a partir de informações levantadas com base em dados observados.

Exemplo: Os dados sobre os salários e horário de trabalho dos funcionários são conferidos para originar informações para a folha de pagamento. Já o relatório geral sobre essa folha levanta informações para a preparação de um orçamento, por exemplo. Essas informações também serão usadas pelo gerente de R.H. em estudo para reavaliar as faixas salariais, originando novos conhecimentos.

O conhecimento das contas, a sua natureza, a sua função e o seu funcionamento apresentam-se de forma relevante para a construção de um plano de contas. Por quê?

O Plano de Contas deve expressar, por meio das contas contábeis, o negócio e a particularidade de uma organização. O Conselho Federal de Contabilidade (2002) afirma que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com