TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Tese: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

10.- Contabilidade e Controladoria

10.1- Controladoria

Segundo Clara Pellegrinello, “a controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques:

a) como um órgão administrativo com uma missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão e sistema empresa e,

b) como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências”.

Sob esse enfoque, a Controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia.

A Controladoria é uma ciência autônoma e não se confunde com a contabilidade, apesar de utilizar pesadamente o instrumental contábil. Consideramos questionável este aspecto da definição desses autores . A controladoria pode ser entendida como a ciência contábil evoluída.

Como em todas as ciências, há o alargamento do campo de atuação. Esse alargamento do campo de abrangência da contabilidade conduziu a que ela seja melhor representada semanticamente pela denominação de Controladoria.

10.2.- Controladoria e Contabilidade: Definições

Tendo em vista a grande interação com a contabilidade e a pouca informação sobre controladoria como ciência, passamos, primeiramente, a apresentar a contabilidade como ciência, em que existem diversos estudos, artigos e obras sobre o assunto.

As pesquisas sobre contabilidade como ciência leva-nos à escola de pensamento contábil italiana, já que a escola americana não se preocupa profundamente com o assunto. Esta última busca tratar a contabilidade mais como ferramente administrativa e sua utilização nas empresas.

Apresentamos a seguir definições selecionadas sobre a ciência contábil. Algumas definições que refletem a visão da escola italiana.

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”

Francisco D’Auria e Domingos Apud D’Amore, Adaucto de Souza Castro – Curso de Contabilidade – Editora Saraiva

“Considerada em seu aspecto teórico, é a ciência que estuda e anuncia as leis do controle econômico das empresas de todas as classes e deduz as normas oportunas a seguir para esse controle seja verdadeiramente eficaz, persuasivo e completo. Considerada em sua manifestação prática, é a aplicação ordenada das ditas normas”

Fábio Besta, Domingos Apud D’Amore, Adaucto de Souza Castro. Curso de Contabilidade.

“A Contabilidade, como ciência autônoma, tem por objeto o estudo do patrimônio aziendal sob o ponto de vista estático e dinâmico. Serve-se da escrituração como instrumento para demonstrar as variações patrimoniais. A Contabilidade não se confunde, nem com a organização, nem com a gestão”

Frederico Hermann Jr. Contabilidade Superior

Da escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com