TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinario

Trabalho Escolar: Sistema Urinario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Odontologia 1º Semestre

O SISTEMA URINÁRIO É COMPOSTO DE UM PAR DE RINS,UM PAR DE URETERES , UMA BEXIGA URINARIA , E UMA URETRA. ESSES COMPONENTES , EM CONJUNTO , ATUAM NAS FUNÇOES DE REGULAÇÃO DO VOLUME E COMPOSIÇÃO DOS FLUIDOS CORPORAIS , REMOVENDO AS EXCRETAS E O EXCESSO DE ÁGUA DO CORPO , FORMANDO A URINA.

Os dois rins são órgãos avermelhados , de forma semelhante a feijões e localizam-se em ambos os lados da região lombar acima da cintura , dorsalmente . Os rins contêm unidades de filtração microscópicas (os néfrons) que removem os resíduos , os minerais indesejados e o excesso de água do corpo sob a forma de urina.Cada rim está conectado à bexiga por um longo tubo denominado ureter , que transporta a urina.

A bexiga é um órgão muscular oco, situado no centro da região pélvica; ela acumula urina até o momento adequado para a sua liberação , após o qual lembra um balão vazio . Gradualmente , torna-se esférica , e então em forma de pêra , quando completamente cheia , A partir de certo volume , receptores de estiramento em sua parede transmitem impulsos nervosos que iniciam o desejo consciente de urinar . A uretra , conduz a urina da bexiga para fora do corpo.

Cada rim possui entre 10 e 12,5 de comprimento e contem cerca de 1 milhão de unidades de filtração . Ureteres tubos que conduzem a urina dos rins à bexiga urinaria;suas paredes possuem três camadas: a externa – composta de tecido conjuntivo e adiposo (gordura) – a camada média , que possui fibras musculares que se contraem para propelir a urina até a bexiga, e a interna , a mucosa, que secreta muco, para prevenir que suas células entrem em contato com a urina .

Mucosa da bexiga , secreta muco para isolar, da urina , as suas células; contém muitas dobras quando a bexiga esta vazia , as quais distendem-se quando a bexiga esta cheia.

Parede da bexiga ,contém três camadas indistintas de fibras musculares , que juntas são chamadas de músculo detrusor

ESTRUTURA DO RIM

OS RINS SÃO ÓRGÃOS PAREADOS , LOCALIZAM-SE NA REGIÃO PÓSTERO-SUPERIOR DA CAVIDADE ABDOMINAL , DE CADA LADO DA COLUNA VERTEBRAL.SUAS FUNÇOES INCLUEM FILTRAR OS PRODUTOS RESIDUAIS DO SANGUE. ESSAS EXCRETAS SÃO ELIMINADAS – JUNTAMENTE COM O EXCESSO DE ÁGUA – SOB A FORMA DE URINA .

Cada rim é protegido por três camadas : uma camada rígida de tecido conjuntivo fibroso, a fáscia renal; uma camada de tecido adiposo , cápsula renal, O parênquima renal possui também três camadas : o córtex renal, que apresenta muitos novelos de capilares conhecidos como glomérulos e suas cápsulas ; a camada seguinte é a medula renal, contendo capilares e túbulos formadores de urina e um espaço central onde a urina é coletada , chamada de pelve renal. Os glomérulos , as cápsulas e os túbulos são parte das milhões de pequenas unidades de filtração chamadas de néfrons.

Artéria Renal: Fornece sangue ao rim; são ramos de aorta (principal artéria do corpo).

Veia Renal: Remove o sangue purificado; drenando-o para a veia cava inferior (principal veia da região inferior do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com