TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema comum

Abstract: Sistema comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Abstract  •  3.657 Palavras (15 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 15

Sistema articular. Classificação

1. Articulações fibrosas

2. Articulações cartilagíneas

3. Articulações sinoviais.

ARTICULAÇÕES SINOVIAIS

As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular (DANGELO, FATTINI, 2011).

O tecido cartilaginoso é constituído por um material intercelular rico em fibras colágenas e condrina, uma substância mucopolissacarídica. Esses componentes são produzidos por células chamadas condroblastos (condro: cartilagem; blastos: células jovens) (JUNQUEIRA, CARNEIRO, 1999).

A cartilagem é desprovida de vasos sanguíneos. Os nutrientes difundem-se pela substância intercelular a partir de vasos sanguíneos localizados no tecido conjuntivo que envolve a cartilagem, chamado pericôndrio (peri: ao redor; condro: cartilagem). No pericôndrio também existem fibroblastos que podem dar origem em condroblastos, permitindo assim o crescimento e, eventualmente, a regeneração do tecido cartilaginoso (JUNQUEIRA, CARNEIRO, 1999).

Segundo Knoplich (2003) e Dangelo e Fattini (2011), na coluna vertebral, existem dois tipos de articulações: as diartroses e as anfiartroses, que são brevemente descritas abaixo:

Diartroses: são as articulações verdadeiras; apresentam superfície revestida de cartilagem, com líquido sinovial e cápsula articular.

Anfiartroses: são as articulações “falsas”; recebem essa denominação pelo fato de não apresentarem as características essenciais de uma articulação sinovial. No entanto, permitem a produção de movimento. São responsáveis pelos movimentos da coluna. Apresentam pequenos movimentos.

Knoplich (2002) ressalva que algumas articulações da coluna apresentam características especiais. São estas:

Articulação occipitoatlóidea – apresenta grande quantidade de ligamentos, que realizam a manutenção e a proteção dessa articulação.

Articulação atlantoaxoidea – tem a estabilidade garantida, graças à presença dos ligamentos transverso e cruciforme, além do ligamento nucal, que protege contra uma excesiva flexão da cabeça.

Articulação sacroilíaca- apresenta pouquíssima mobilidade; suas superfícies articulares são revestidas por cartilagens. Os ligamentos sacroilíacos aumentam a sua estabilidade.

Articulações sacrococcígeas- apresenta diversos ligamentos, o que garante bastante estabilidade a essa região.

Sínfise púbica- também conta com muitos ligamentos, é uma articulação do tipo anfiartrose.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/40127/articulacoes-sinoviais#ixzz3LQ4LWv7W

Articulação sinovial

Uma articulação sinovial possui grande amplitude de movimento sendo classificada com diartrose. Na articulação sinovial, as superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma cartilagem fibrosa que confere resistência à superfície articular. As superfícies articulares estão então revestidas por uma camada de cartilagem que forma como que uma bolsa onde se encontra a articulação. Os ligamentos, que também são feitos de tecido fibroso muito resistente, ajudam a manter a estabilidade da articulação, podendo inclusive ser expansões da capsula articular. A área dentro dessa cápsula articular é chamada de cavidade articular e está repleta de um fluido chamado líquido sinovial ou sinóvia que nutre a articulação uma vez que não é irrigada diretamente e permite que as superfícies deslizem entre si pois lubrifica. Alguns exemplos de articulação sinovial incluem os joelhos, a coxofemoral e a articulação temporomandibular (que une o crânio e a mandíbula).

Tipos:

a)Ginglimo ou uniaxial:cotovelo

b)Pivô: articulação atlantoaxial

c)Articulação do ombro: multiaxial ou esferoidal

d)Plana: carpo

e)Articulação trocoide (em pivô)

- uma projeção de um osso, semelhante a um dente, gira sobre um receptáculo, em fora de anel, do outro osso; ou, reciprocamente, o anel gira em torno da projeção. Esta entre as duas primeiras vértebras cervicais que permite a rotação do crânio sobre o eixo da coluna vertebral e move-se de um lado ao outro. Exemplo:balançar a cabeça para dizer não.

MÚSCULOS DA FACE

Músculos da Face – Vista Anterior

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Músculos da Face – Vista Lateral

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

1. Couro Cabeludo

1. Epicrânio

O Epicrânio é uma vasta lâmina musculotendinosa que reveste o vértice e as faces laterais do crânio, desde o osso occipital até a sobrancelha. É formado pelo ventre occipital e pelo ventre frontal e estes são reunidos por uma extensa aponeurose intermediária: a gálea aponeurótica. * Ventre Occipital Origem: 2/3 laterais da linha nucal superior do osso occipital e processo mastóide Inserção: Gálea aponeurótica Inervação: Ramo auricular posterior do nervo facial Ação: Trabalhando com o ventre frontal traciona para trás o couro cabeludo, elevando as sobrancelhas e enrugando a fronte *Ventre Frontal Origem: Não possui inserções ósseas. Suas fibras são contínuas com as do prócero, corrugador e orbicular do olho Inserção: Gálea aponeurótica Inervação: Ramos temporais Ação: Trabalhando com o ventre occipital traciona para trás o couro cabeludo, elevando as sobrancelhas e enrugando a fronte. Agindo isoladamente, eleva as sobrancelhas de um ou de ambos os lados

1. Temporoparietal

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com