TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Do Corpo Humano

Artigo: Sistemas Do Corpo Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Com o passar dos séculos, o entendimento sobre o corpo humano foi sendo ampliado, até mesmo porque, ele sempre foi objeto de estudo e curiosidade, desde a pré-história. Várias áreas do conhecimento começaram a incorporá-lo em suas pesquisas e representações.

Na história da arte, os gregos e romanos, por exemplo, consideravam o corpo como um ideal de beleza e perfeição, esculpia estátuas e desenhava quadros que representassem o homem como centro do universo.

Já na Idade Média, a Igreja Católica considerava profano e banal, assim como era relacionado ao pecado e seu estudo desprezado. No Renascimento, artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo, quebraram esse paradigma e iniciaram uma revalorização do corpo humano. Eles se aprofundaram não somente nas pinturas da figura humana, mas nos estudos da anatomia.

Com os movimentos sociais e as transformações originárias da globalização, novas culturas e concepções do corpo humano foram implantadas na sociedade advindas de produtos culturais como as novelas, os filmes, produtos de beleza, cirurgias plásticas, próteses de silicone, etc., na busca do corpo perfeito. A medida que o tempo avança, novas descobertas sobre o corpo humano e suas mudanças são realizadas.

Sistemas do Corpo Humano

Dentro do corpo humano existem sistemas capazes de regular as funções vitais do organismo. Eles se inter relacionam e estão ligados à realização de diversas atividades do ser humano. Vários processos químicos acontecem no interior do corpo e, com eles, podemos nos prevenir e regular os sistemas dos riscos à saúde ou danos físicos.

• Sistema Esquelético: é formado pelos ossos do esqueleto humano e é responsável por garantir a proteção, a sustentação e a locomoção do corpo, além de produzir células sanguíneas, acumular as células de gordura e realizar o armazenamento de sais minerais, íons e minerais.

Função do esqueleto

O esqueleto humano adulto é constituído por cerca de 200 ossos. O esqueleto sustenta o corpo, protege órgãos diversos e está associado a muitos dos movimentos que executamos. O ser humano e os outros animais vertebrados se locomovem das mais diversas formas e para os mais diversos fins.

O esqueleto ósseo, além de sustentação corporal, apresenta três importantes funções:

• Reservas de sais minerais, principalmente de cálcio e fósforo, que são fundamentais para o funcionamento das células e devem estar presentes no sangue. Quando o nível de cálcio diminui no sangue, sais de cálcio são mobilizados dos ossos para suprir a deficiência.

• Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano). Essa medula é constituída principalmente por células adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva.

• No interior de alguns ossos (como o crânio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeças dos ossos do braço e coxa), há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.

Sistema Digestivo: é formado pelo tubo digestivo composto pela boca, esôfago, faringe, estômago, intestino grosso e intestino delgado. É responsável pela ingestão, digestão, absorção e evacuação dos alimentos.

No fim dos processos, as inúmeras moléculas de proteínas, polissacarídeos, lipídios e ácidos nucléicos chegam desdobradas em moléculas de glicerol, aminoácidos, ácidos graxos, nucleotídeos e monossacarídeos, passam pelo sangue e são assimiladas pelo organismo. Esse processo é denominado de digestão.

Sistema Respiratório: é formado principalmente pelo nariz, os pulmões, a laringe, a faringe, a traquéia e o diafragma. São responsáveis pelo processo de respiração das células.

O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônicoorganismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização. É formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.

Sistema Muscular: O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar.

A nossa capacidade de locomoção dependem da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.

Sistema Urinário: formado pelos rins, ureteres, pelves renais, bexiga e vias uriníferas. A função do sistema é filtrar as substâncias mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com