TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre A Qualidade Da Agua: Da Mata Da Bica à Lagoa Feia

Artigos Científicos: Sobre A Qualidade Da Agua: Da Mata Da Bica à Lagoa Feia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A água é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, ela cobre cerca de três quartos da superfície da terra, aproximadamente 2,5% da água da terra é doce, pois 97,5% são salgadas. Ela é um recurso natural indispensável para a manutenção da vida no planeta e fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade (SANTOS; MÓL,2005). A água é fundamental para o planeta, é moradia de animais e plantas, fonte da vida, todos nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a sua importância, os indivíduos permanecem poluindo as lagoas, os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto a água é essencial para nossa existência.

Segundo José Negrão (2003) o Parque Ecológico de Formosa, que mantém sua denominação original de Mata da Bica, está localizado no centro da cidade. Com área de 25,68 hectares de mata nativa, constitui-se numa importante reserva da biodiversidade e em seu interior estão algumas nascentes, sendo que uma dessas é a que forma a Lagoa Feia, a segunda maior lagoa natural do estado de Goiás.

A Lagoa Feia localiza-se à aproximadamente 5 km do centro da cidade, com cerca de 15.00 metros quadrados e locais de profundidades que variam de 4 à 10 metros, ela é a principal nascente do Rio Preto.

Metodologia

Será feito a análise qualitativa por meio de uma visita de campo, sendo que serão coletadas amostras da água em diferentes pontos a fim de avaliar a qualidade da água, desde a nascente na Mata da Bica até a Lagoa Feia.

Através de um questionário será realizada uma pesquisa, com o intuito de analisar a percepção ambiental dos moradores circunvizinhos da Lagoa Feia e identificar os problemas existentes na mesma.

Resultados Esperados

O desenvolvimento deste trabalho será essencial para que possamos compreender a importância da água para toda a população, bem como a preservação de suas nascentes e proteção do meio ambiente. Alcançar estes resultados é um desafio que só será vencido se cada um fizer sua parte e que tenha união entre a comunidade e os governantes para conseguir preservá-la.

Conclusões

A preservação das fontes de água é de suma importância para a sobrevivência da humanidade em todo o mundo e em Formosa não seria diferente. Preservar desde a nascente na Mata da Bica até a Lagoa Feia será garantir um futuro hídrico a filhos e netos de futuras gerações. Ela se dá pela conscientização da população e tratamento das águas e esgotos antes de desaguarem na Lagoa, só assim esta fonte hídrica poderá sobreviver por muitos anos.

Referências Bibliográficas

NEGRÃO, J. M., Formosa- Guia de cultura, lazer e serviços. Alquimia Publicidade, 2003, p. 54 e 78.

SANTOS, W. L. P; MÓL, G. S., Química e Sociedade. Volume único, ensino médio. São Paulo-SP: Nova Geração, 2005

PIRES, N. L., Caracterização da qualidade da água na cabeceira do Rio Preto em Formosa-Go. 2012. 90 f. Monografia (Graduação, Licenciatura em Química)- Universidade Estadual de Goiás- Campus Formosa, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com