TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Social tradicional

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

O Serviço Social Tradicional

O Serviço Social Tradicional é aquele de casos, grupos e comunidades, uma maneira da assistência social intervir naquela sociedade na época. O serviço prestado não estudava a sociedade como um junto, apenas intervia em casos fechados. A profissional se limitava a métodos e regras de intervenção de ajustamento do individuo ao meio, esse métodos já não mais vinha tendo resultados, a partir dai houve a necessidade de mudanças quanto ao fazer profissional e sua então reconceituação da profissão.

Os Estados Unidos vivenciavam um período de desenvolvimento e prosperidade, porém a partir de 1925, uma crise econômica assolava sua economia visto que o ritmo da industrialização não estava sincronizado com a classe trabalhadora, suas condições e salários. Os EUA estavam em plena euforia econômica, o que o impulsionava à superprodução, porém o mercado estava escasso e nem sempre ela era absorvida. Para tentar amenizar esta situação, os EUA foram obrigados a diminuir sua produção, realizar demissões massa, vivendo um estado de crise. Esta crise chegou à Bolsa de Valores e no mercado de ações, onde os preços despencaram, ocasionando o crash (quebra). Seus reflexos permearam a economia brasileira, com a crise da economia do café-com-leite e pela diminuição do mercado americano.

O SERVIÇO SOCIAL TRADICIONAL: A pratica empirista, reiterativa, paliativas e burocratizadas dos profissionais, paramentada "por uma ética liberal- burguesa" e cuja teleologia. O neotomismo tem uma importante influencia na formação histórica do serviço social e marca profundamente o inicio da profissão, e no contexto brasileiro, gesta a partir de 1936 com influencia da doutrina social a igreja católica. O conservadorismo católico começa a ser tecnificado a qualificação e sistematização, sócio ocupacional com objetivo a implantar políticas sociais na legitimação do profissional do serviço social brasileiro, chama este processo de arranjo teórico doutrinário. A partir desse fundamento tem uma descrição do dado empírico e reiterativa com um elo entre os aspectos psicológicos e sociais. A partir da década de 50 desenvolve a política no ensino, aceleração econômica incentivada pela industrialização. Da inicio do processo de erosão do serviço social tradicional (desgaste) o Serviço Social tradicional não fornecia respostas concretas a demanda que o Brasil vivia na década de 60; inadequação metodológica e ausência de elementos teóricos: surgem novas expressões "Questão Social"

Perspectiva Mudancista no Serviço Social

Sociedade adotada na profissão se dará a parti da visão católica, tendo como sustentação filosófica o Neotomismo.

Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão Xlll publicava a Encíclica Rerun Novarum (Das Coisas Novas) apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja, marcando o posicionamento da igreja frente os graves problemas sociais que dominavam a sociedade européia.

O objetivo do Serviço Social era moldar estes homens, integrá-lo a sociedade, aos valores, a moral e aos costumes de uma sociedade cristã e somente na década de 1940\1950 que estas idéias vêm a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com