TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologi

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

JOICE MARA DE SOUZA SILVA

ROSIMAR PONTES DE LIMA

SILVIA ANDRÉIA SODRÉ SOUZA

[pic 2]

[pic 3]

Avaré

2013

JOICE MARA DE SOUZA SILVA

ROSIMAR PONTES DE LIMA

SILVIA ANDRÉIA SODRÉ SOUZA

[pic 4]

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço Social da Unopar - Universidade Norte Do Paraná, como trabalho do 2º semestre, na disciplinas destacadas acima sob orientação dos referidos professores.

        

                                                                

Avaré

2013

SUMÁRIO

        1. INTRODUÇÃO        04

        2. DESENVOLVIMENTO        05

        3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        09

                


1. INTRODUÇÃO

O presente estudo foi desenvolvido na elaboração de um texto para despertar o senso crítico das questões políticas da sociedade atual, analisando as manifestações que ocorreram e vem acontecendo nas ruas nas grandes cidades brasileiras, no intuito de reivindicar direitos para a população.

A maioria dos brasileiros foi favorável às manifestações nas ruas.

Neste sentido, o presente texto dissertativo veio avaliar as influências da internet na organização dos movimentos, na produção de manifestos e no recrutamento de manifestantes para protestos presenciais, nas ruas.

2. DESENVOLVIMENTO

Em um tempo bastante recente, havia a ideia errada de que os jovens estavam conformados com a situação política e econômica do país. Muitos criticavam a nova geração, que apenas se manifestava usando hashtags em redes sociais ou participando da assinatura de petições online.

Os protestos online continuaram sem atrair ou produzir muitos resultados, até recentemente quando a população descobriu que a internet, as redes sociais e outros meios eletrônicos poderiam servir como convocação para manifestos na rua.

 Sabe-se que a comunicação virtual supera e muito a comunicação convencional, o boca a boca, as pessoas de hoje parecem preferir o aconchego do lar, de seu escritório, de seu sofá, e empregando o computador trocam mensagens entre si. Sem falar, nos celulares, capazes de conectar as pessoas a qualquer hora e em qualquer lugar, na maioria das vezes.

Os principais encontros dos manifestantes passaram agora a ser as redes sociais, quando não estão nas ruas. Essa forma de encontro tem sido fundamental na organização dos manifestos; as convocações são publicadas e rapidamente espalhadas.

Essa modalidade de organização ficou tão intensa, que o governo e a mídia em geral necessitaram monitorar constantemente para elaborar estratégias e estatísticas de ação, além de estipular futuros manifestos.

Agora, hashtags ou mensagens como #Brasilacordou ou #Ogiganteacordou tornaram-se gritos de guerra. Essa forma de protesto serve também como estímulo aos que já aderiram ao manifesto e como recrutamento para novos públicos.

A internet então passou a ser o principal meio de comunicação, conseguindo unir um país tão grande em espaço territorial e tão diverso em suas regionalidades, cada qual com suas particularidades, mas com um interesse em comum, a melhoria das condições de vida dos brasileiros, as melhores oportunidades na vida.

Em contrapartida, também é possível observar movimentos contrários aos manifestos, que repudiam os protestos. Válido destacar que qualquer forma de manifestação, como greves e protestos, precisa surtir efeito sobre a maioria da população, como por exemplo, atrapalhando os serviços como transporte, atendimento bancário, correspondências postais, dentre outras.

As notícias devem ser vistas com certa cautela, pois se sabe que existe uma grande maioria de manipulação por parte da mídia, talvez influenciada por governantes e políticos que não têm interesse união do povo em busca de seus direitos.

Falando em política, o cenário de exposição de diversos escândalos, como corrupção, compra de votos, e outros diversos problemas, efetivamente permitiu que as manifestações tomassem um rumo ainda de maior destaque.

Não vamos julgar o mérito das manifestações, que se diga que passagem, tem todo o fundamento para estarem ocorrendo. O Brasil passou por um grande avanço na economia nos últimos 15 anos, conseguindo uma estabilidade invejável até mesmo para países desenvolvidos.

Entretanto, muito do que se conseguiu, pouco reflete na população, a não ser aquela que recebe maior assistência dos programas do governo.

A economia brasileira vem sendo mascarada pelo consumismo da população, que mantém aquecido o mercado e pela oferta e procura de crédito.

Problemas relacionados ao acesso à educação e saúde, ainda afligem o país. A moeda nacional veio perdendo poder nos últimos anos e começa a subir a inflação, tão temida em nosso país.

Os motivos das manifestações foram diversos, aumento de tarifas de transporte público, aumento da taxa de juros, diminuição da oferta de crédito, aumento dos planos médicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com