TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade

Monografias: Solubilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

A dissolução é um fenómeno importante na qual uma ou mais substâncias, os solutos, se misturam de forma homogénea com uma outra substância, o solvente.

Embora também existam soluções sólidas, as soluções mais comuns envolvem um solvente líquido. Todos os dias dissolvemos substâncias em água, por exemplo, tal como sal de cozinha ou o açúcar.

Para cada conjunto de condições existe uma quantidade limite de uma dada substância que se consegue dissolver num determinado solvente, e que se designa por solubilidade dessa substância nesse solvente.

A solubilidade entre os líquidos chama-se miscibilidade. Líquidos que se misturam entre si são chamados miscíveis e os que não se misturam chamam-se imiscíveis.

O presente relatório tem como objectivos:

Estabelecer a miscibilidade de dois líquidos;

Comparar a solubilidade de uma espécie química na água e num solvente orgânico;

Pôr em evidência o princípio de extracção por solventes.

TEORIA

Solubilidade é a máxima quantidade possível de soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura.

Essa quantidade máxima que pode ser dissolvida é também conhecida por coeficiente de solubilidade ou grau de solubilidade. Mas a solubilidade de qualquer substância depende, entre outras coisas, do tipo de solvente no qual o soluto está disperso. Por exemplo, o Na Cl é bem solúvel em água, sendo que em 1l de água a 20ºc, conseguimos solubilizar até 360 gramas desse sal. Mas quando o solvente muda para a gasolina, nas mesmas condições de volume, temperatura e pressão, o sal não se dissolve.

Um dos factores que fazem com que a solubilidade de uma substância varie tanto de um solvente para outro é a polaridade dos compostos envolvidos. No exemplo citado, temos que o sal é polar, a água também é polar e a gasolina apolar.

O sal é formado por átomos de sódio (Na) e cloro (Cl) que se ligam por meio de ligações iónicas, em que o sódio doa definitivamente um electrão para o outro, formando os iões Na+ e Cl-. Como esses iões possuem cargas opostas, eles se atraem e se mantêm unidos (Na+Cl-).

Isso mostra que o sal é realmente polar, pois existe a diferença de carga eléctrica no composto.

Já no caso da água, a ligação existente é covalente, na qual dois átomos de hidrogénio compartilham electrões com um átomo de oxigénio. A molécula de água possui dois dipolos, com o oxigénio tendo a carga parcialmente negativa e o hidrogénio com a carga parcialmente positiva (H+ O- H+). Mas esses dipolos não se cancelam, porque a molécula de água se encontra em um ângulo de 104,5º, mostrando que a distribuição e carga ao longo da molécula não são uniformes. Há uma maior densidade negativa sobre o átomo de oxigénio da molécula. Isso nos mostra que a molécula de água é realmente polar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com