TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Artigos Científicos: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. As empresas em geral vêm trazendo essas práticas para dentro das organizações, pois nos últimos anos podemos perceber que as empresas vêm se beneficiando com bons resultados, mas, em contrapartida as suas práticas vem degradando deliberadamente a biodiversidade assim afetando a qualidade de vida de toda a sociedade em volta, Então através de conscientizações várias incentivas, as empresas na atualidade vem cada dia mais aderindo à sustentabilidade. A sustentabilidade empresarial possui um tripé de perspectivas, sendo elas ambientais financeiras e sociais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAÇAO TEORICA

O Índice de sustentabilidade empresarial ISE é uma iniciativa pioneira na America latina que tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações através de boas práticas empresariais. Nos últimos anos podemos perceber que o cenário mundial acerca de mudanças ambientais e societárias estão bastante avançados, e que o consumismo vem trazendo um prejuízo bastante elevado para o meio ambiente em geral e para o bem-estar da sociedade vigente e a sociedade futura, pois as empresas em geral pensavam apenas no seu objetivo principal, que é a obtenção do lucro.

Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Então as práticas que as empresas tomaram que demonstram um maior respeito com o meio ambiente e com o bem-estar da sociedade recebeu o nome de sustentabilidade empresarial, essas práticas estão inseridas onde essas mesmas empresas atuam.A sustentabilidade empresarial está fundamentada em três perspectivas, sendo elas financeiras ambientais e sociais. A empresa sustentável não deve aderir, em hipótese alguma, à esquemas de corrupção. Vale lembrar que recursos públicos desviados por corruptos significa menos investimentos em áreas essenciais para a população (saúde, educação, transportes, lazer e etc.).

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL NO AGRONEGOCIO

As práticas de sustentabilidade empresarial é uma pratica recente em vários locais e em empresas voltadas para o agronegócio não é diferente. As praticas de sustentabilidade empresarial é de muita importância, principalmente na área ambiental.

Práticas que ajudam no desaparecimento da fertilidade do solo, diminuindo o consumo de água e a proteção da biodiversidade local, práticas que provocariam um déficit nos impactos ambientais recentes. Essa ideia de sustentabilidade no agronegócio viabiliza um aumento na produção, sem degradar o meio ambiente pensando no sustento das gerações futuras, essa é a ideia principal de Mario Barbosa. Encaramos sustentabilidade como um modelo de desenvolvimento baseado nos três aspectos definidos pela GRI Global Reporting Iniciative: Desempenho Econômico, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental, contemplando, ao mesmo tempo, a prosperidade econômica, maior equidade social e a proteção do meio ambiente. (Mario Barbosa, 2007).A estratégia de parceiros é bastante viável, pois um conjunto de instituições preocupadas em garantir o beneficiamento de um bem comum transmite a necessidade que o sistema não só do agronegócio, mas em todos os segmentos a necessidade de praticas de sustentabilidade.Existem variadas maneiras de praticas de sustentabilidade no agronegócio. Giordano (2005) nos orienta sobre algumas práticas de produções agrícolas consideradas adequadas à produção sustentável: práticas de cultivo mínimo, plantio direto, bacias de infiltração de água no solo, conservação de estradas rurais, planejamento da localização de bueiros e áreas de desaguares em estradas rurais, recobrimento vegetal de áreas descobertas de vegetação, proteção vegetal de taludes, manutenção de áreas florestais nativas, conservação e replantio de espécies vegetais nativas, manutenção das áreas de preservação permanentes, proibição da caça predatória e instituição de estação de caça e pesca onde for possível, proibição e fiscalização rigorosa do corte de matas nativas, manejo integrado de pragas, rotação de culturas, respeito aos períodos de carência dos agroquímicos, dosagem correta e localizada dos defensivos, uso de defensivos seletivos e menos agressivos ao ambiente e ao homem, restituição de matéria orgânica ao solo (restos de cultura, restilo, folhas e galhos triturados, etc.) e resgate de práticas de incorporação de compostos orgânicos, sistemas de coleta seletiva de recipientes de defensivos, educação ambiental nas escolas primárias rurais e urbanas.

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL EM ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS E ORGÃOS PUBLICOS

O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais o Terceiro Setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

As organizações do Terceiro Setor têm adquirido importante papel na sociedade, tanto na prestação de serviços quanto no controle e mobilização social (LEWIS, 2001). Em conseqüência, novas exigências lhes têm sido impostas (ARMANI, 2003).Segundo FALCONER7 (1999), se nas décadas de 1970 e 1980 os maiores desafios das organizações do Terceiro Setor eram a sobrevivência em um ambiente político hostil e a conquista de reconhecimento público para suas causas, na década de 1990 a legitimidade e a credibilidade do setor advêm de sua competência em agir de forma eficiente e eficaz na prestação de serviços, visando a melhoria na qualidade de vida da sociedade, suprimindo as deficiências do setor público.

O aumento da visibilidade das organizações do Terceiro Setor trouxe maiores exigências quanto à sua capacidade de realizar um trabalho de qualidade, de posicionar-se politicamente e suprir as demandas sociais. Os desafios impostos se tornam mais difíceis e demandam efetividade e sucesso destas instituições (ARMANI, 2003). Em primeiro momento estes discutiram sobre a cultura de doações brasileira, onde o incentivo é muito pequeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com