TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Por:   •  12/7/2017  •  Bibliografia  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

A avaliação participativa congrega diferentes sujeitos no seu processo avaliatório, pois há “o envolvimento de múltiplos segmentos ao mesmo tempo”, conforme Barreira(2000, p.68) aponta.  Nesse sentido, as formas de envolvimento e participação dos sujeitos são diferentes, uma vez que cada participante direito ou indiretamente envolvido possui um conjunto de conhecimentos e experiências próprias e, consequentemente, pontos de vistas diferentes.

A autora chama a atenção para o fato de que numa avaliação participativa é necessário levar em consideração que nem todos os participantes tem conhecimento ou experiência de pesquisa suficientes para a realização de atividades avaliativas fazendo-se necessário, portanto, a capacitação e treinamento desses sujeitos. Barreira (2009) argumenta que em uma avaliação participativa os participantes diretos, cujos interesses são diretamente relacionados com o programa, deve ser envolvido primariamente. Contudo, isso não exclui o envolvimento dos participantes indiretos como avaliadores do programa, pois todos os participantes diretos e indiretos podem desempenhar o papel de avaliadores, embora o envolvimento de cada grupo seja diferente em termos de intensidade e intencionalidade. Sendo necessário, portanto, “[...] a montagem de estratégias diferenciadas de participação.” (BARREIRA, 2009, p. 100).

Outro autor, Furtado (2011) ao discorrer sobre os gradientes de participação cita as contribuições dos avaliadores franceses Gaëlle Baron e Eric Monnier ao proporem que os processos participativos podem se diferenciar segundo duas dimensões: amplitude (a diversidade de atores envolvidos) e a profundidade de participação na avaliação, “[...] que corresponde  à efetiva inserção e ao grau de implicação dos grupos de interesse nas diferentes fases do processo, que vai da definição das questões ao julgamento, passando pela coleta e análise de dados [...]”. (FURTADO, 2011, p. 7).  

Segundo Barreira (2000), sabe-se relativamente pouco sobre o envolvimento dos participantes na coleta dos dados e na sua análise, uma vez que na avaliação participativa não existem etapas metodológicas rigidamente estabelecidas. Ainda, sob a linha de pensamento da autora a participação dos sujeitos não é necessariamente espontânea, ou seja, não são todos que querem participar ou se sentem motivados a se envolver no processo avaliatório. Para tanto, é necessário o desenvolvimento de estratégias que estimulem os sujeitos à adesão, engajamento e comprometimento com a avaliação. Uma das dificuldades enfrentadas pela avaliação participativa é a resistência dos gestores a aderirem à avaliação, seja por temor, falta de tempo ou de confibialidade.

Furtado (2011) nos coloca que não existe um roteiro capaz de assegurar algo como a participação, o autor destaca a importância de se analisar atentamente o contexto institucional em que se pretende desenvolver a avaliação participativa antes de executá-la, para que assim seja possível dimensionar adequadamente os objetivos e expectativas prentendidos, principalmente, para com relação aos grupos de interesse. A respeito dessa questão Barreira (2000) acrescenta a necessidade de se descortinar o cenário avaliativo mediante a resposta a algumas perguntas, tais como: Quem quer fazer? O que se quer fazer? Qual o contexto social, econômico, físico, cultural, no qual vai ser desenvolvido o programa? Feita a análise do contexto parte-se, então, para o desenho do plano avaliativo no qual deve permitir aos participantes a captação do processo que o envolve, e a visualização do seu papel nele, de modo que os participantes vejam suas contribuições na fase de planejamento. Nessa perspectiva, “pode-se fazer uma distinção entre o monitoramento e acompanhamento avaliativo para detalhar melhor o papel de cada participante do plano”. ( BARREIRA, 2000, p. 114).

Na avaliação participativa o avaliador exerce a função de facilitador, coordenador, orientador das ações e consultor. Como coordenador ele é o responsável pelo apoio técnico mas, a condução da avaliação é de responsabilidade conjunta de todos, para Carvalho (2009, p. 91) “ a participação dos implicados retira o avaliador da posição solitária de único agente valorativo”. Nesse sentido, ocorre uma descentralização do poder individual do avaliador em julgar/ atribuir valor para uma dimensão coletiva na qual todos os envolvidos no processo tem direito a emitir um julgamento sobre o objeto avaliado.  Na perspectiva de Saul (2009), como coordenador e orientador o avaliador têm por objetivo promover situações ou propor atividades que estimulem o diálogo e a discussão, e a análise crítica de um determinado programa. Enquanto seu objetivo posterior é estimular o grupo a reformular e reconduzir o programa. Diante disso, empodera-se os sujeitos, principalmente aqueles de baixo poder sócio- econômico, a se transformarem em sujeitos de mudanças sociais.

De acordo com Barreira (2009) o avaliador partilha o seu conhecimento técnico e poder de condução da avaliação com o grupo, numa perspectiva democrática na qual todos são chamados a participar.  Ele assume o papel de facilitador pedagógico por capacitar/ instrumentalizar os sujeitos a serem os protagonistas da avaliaçao, de modo que possam exercer sua autonômia em relação ao avaliador.

Para a referida autora “[...] o avaliador assume, no decorrer do tempo, o papel de suporte e de consultor em assuntos técnicos e em tarefas específicas como análise estatística, desenho de instrumentis e relatório técnico”. (BARREIRA, 2000, p. 72). Quanto ao seu papel de consultor o avaliador é assim designado por ser chamado a participar de alguns momentos durante a execução da avaliação, ou, quando depois de terminada contribua com seus conhecimentos como avaliador externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com