TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Artigos Científicos: TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CELIANE SILVA GOMES

A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

ESPERANTINA

2013

CELIANE SILVA GOMES

A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Politicas Públicas na Educação Básica, Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação, Métodoligas da Pesquisa Cientifica, Fundamentos da Gestão Educacional, Seminário.

Professores: Cyntia Simoni França Melina Klous, Okçana Battine, Vilze Vidotti, Samira Kfouri.

Orientadora: profª. Regina Silva Sousa.

ESPERANTINA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 03

DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 04

CONCLUSÃO............................................................................................................ 06

REFERÊNCIAS........................................................................................................ 07

INTRODUÇÃO

À busca por uma educação de qualidade

A princípio a busca por uma educação de qualidade torna-se cada vez mais importante, e nesse processo a relevância da organização do espaço educativo par o desenvolvimento e aprendizagem não pode ser desconsiderada, pois ela contribui de forma efetiva para uma educação de qualidade. Este foi um dos motivos da pesquisam, o ponto inicial de investigação sobre o (IDEB) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, então foi realizado um levantamento de duas unidades educacionais, na cidade de Esperantina que fica na região norte do Piauí. Os centros educacionais Unidade Escolar Estado da Paraíba, na zona urbana encontra-se como gestor um cidadão, natural desta cidade, casado e demonstrando experiência ao longo de seus 55 anos de idade, a outra localiza-se na zona rural da mesma cidade, a Escola Municipal João Batista de Amorim, na sua direção está um professor natural da mesma sede, casado, bem mais jovem mais também experiente na área da educação aos seus 37 anos de idade. Estes programas que já existem avaliam a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento institucional.

DESENVOLVIMENTO

A diferença dos espaços educativos

O IDEB foi criado pelo Inep/MEC e busca representar a qualidade da educação a partir da observação de dois aspectos: o fluxo e o desenvolvimento dos alunos, e é calculado com base na taxa de rendimento escolar e no desempenho dos alunos e na prova Brasil, ou seja, quanto maior for à nota da instituição no teste e quanto mesmo repetências e desistências ela registrar, melhor será sua classificação, numa escala de zero á dez. sendo assim se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido ficará claro aparti da análise do desempenho no IDEB.

A partir desta proposta realizei a pesquisa para descobri como está o andamento da educação Básica de nossa cidade, colocando frente á frente a realidade das instituições de ensino da zona rural e zona urbana, cuja qual uma destas foi onde eu conclui toda a Educação Básica, ou seja passe, boa parte da minha vida educacional. Então a primeira visita foi à Escola Municipal João Batista de Amorim, que fica localizada no Mundo Novo a 17 km da sede do município. Fui muito bem recebida por parte da direção da escola, que fica em um povoado bem populoso. Neste ultimo a instituição teve um aumento de percentual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, por vistas pouco, mas em relação ao anterior foi de certa forma, favorável e satisfatório, vendo-se que o objetivo foi alcançado mesmo não sendo ainda alcançada a meta final, era previsto uma média de 2.6, mas chegou-se a 2.7, para alcançar este resultado à escola teve toda uma preparatória, sempre estimulando seus alunos a melhorarem junto à escola em todos os aspectos e habilidades, pois o espaço escolar educa, e seu planejamento nunca é nem poderá ser neutro, e sua formalização reproduz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com