TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DESAFIO PROFISSIONAL

Casos: TRABALHO DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSINOAL

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

RIO VERDE

2014

SUMÁRIO

DESAFIO PROFISSIONAL

“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”

1-Organograma resumido da Indústria de Bebidas Pira

2-Tabela de competências e habilidades dos Gestores

3-Processo de sucessão

4-Fatores externos e internos

5-Função daqueles que não foram designados como gestores

6-Organograma da empresa Indústria de Bebidas Pira

7-Conclusão

DESAFIO PROFFISIONAL

‘A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta’.

Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.

O bairro é de classe media, tem apenas cinco anos de formação na cidade e ainda necessita de melhorias em algumas áreas tais como: iluminação, sinalização e viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica as margens de uma grande rodovia estadual.

Diante do contexto acima e utilizando sua criatividade, você devera construir um planejamento para esta negociação, se colocando no lugar do negociador – Sr. Jorge, visando apresentar a proposta dentro do prazo pré-estabelecido pela prefeitura em duas etapas: 20 dias – reunião prévia e 45 dias – negociação final.

A arte de negociar, juntamente com a capacidade de influenciar e o relacionamento são diferenciais competitivos que as empresas buscam todos os dias em seus profissionais. O comportamento dos profissionais dentro das organizações esta ligado diretamente a sua capacidade de se relacionar e de solucionar problemas e conflitos a partir de uma visão do todo para satisfazer uma determinada necessidade.

É comum as empresas enfrentarem negociações onde somente uma das partes tende a ser beneficiada e a ética fica totalmente fora da negociação nestes casos.

Segundo Martinelli (2009), a arte de negociar ideias, projetos, bens materiais e etc..., tem sido motivo de busca para todos que acreditam que as pessoas tem passagem obrigatória nesse processo. Na maior parte do nosso tempo, estamos envolvidos em negociações no trabalho, nas amizades e nas relações efetivas. Para todas as negociações, a necessidade de se chegar a um entendimento é uma constante.

O seu Desafio Profissional é justamente colaborar na criação de planejamento/proposta para negociação entre duas partes com objetivo de solucionar um conflito e trazer benefícios às partes envolvidas através da negociação sistêmica. Deverá ser feita uma análise dos impactos que tal conflito provocará no ambiente organizacional, no comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho, bem como nos moradores do bairro. Avaliar o processo de comunicação e dar feedback sobre as mudanças e melhorias conquistadas também fazem parte deste processo.

1.PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO: A GRAVADORA X ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

Eu, Jorge Andrade, porta voz do CEO (Conselho Executivo da Organização) da A Gravadora, uma conceituada empresa musical. Venho apresentar, numa proposta de instalação de nosso projeto neste bairro, após a realização de uma pesquisa de alguns bairros de classe media, este foi o setor escolhido para a implantação deste negócio.

Sabemos que há uma preocupação quanto às consequências da instalação deste empreendimento, quanto ao barulho que possa ser causado devido ser uma gravadora musical, mas possuímos uma estrutura adequada dentro dos padrões exigidos como garantir a qualidade acústica do ambiente onde serão realizadas as gravações, com revestimentos aplicados nas salas dos estúdios para que se façam o isolamento a sons aéreos para que o mesmo não venha a perturbar a tranquilidade do bairro.

Quanto ao transito podemos investir na estrutura das ruas, procurar a secretaria responsável para que ela autorize a instalação de semáforos no bairro, que possamos criar vias diretas de acesso à gravadora para que não altere grandemente o transito do bairro com sinalizações que direcionam ao local. Podemos também ajudar a investir na segurança do bairro por ser um bairro novo e não possuir muita segurança, através de uma patrulha de vigilância que estará constantemente nas ruas fazendo o monitoramento.

Temos a consciência de que o progresso é inevitável, e com a implantação deste empreendimento há o surgimento de novos postos de trabalho para aqueles que têm necessidades de um novo emprego, não somente em nossa empresa, mais a oportunidade de algumas pessoas abrirem seu próprio negocio. Por exemplo: como será uma gravadora, haverá pessoas de muitos lugares, cidades, estados que ira vir ate nossos estúdios e necessitara de lugar para hospedar e se alimentar, então teremos a necessidade de hotéis, e restaurantes no bairro, possibilitando a vocês uma nova fonte de renda, pois sabemos que há pessoas capacitadas para desenvolver novos empreendimentos.

2. MODELO JUNG

Fundamenta-se no modelo de personalidade desenvolvida pelo psicólogo Carl Jung exposto pro Sparks. Foca a existência de quatro estilos primários, sendo cada estilo baseado em um conjunto de suposições a outra parte. Os quatro estilos básicos do modelo de Jung são:

 RESTRITIVO: Os negociadores só chegam a um acordo se forem forçados, obtenção de ganhos sem se preocupar com o oponente;

 Ardiloso: Os negociadores representam fonte de aborrecimento devem ser evitados ou mantidos à distância; Objetiva-se chegar a qualquer resultado.

 Amigável: Os negociadores são, em geral, cooperativos e até simpáticos; objetiva-se manter o relacionamento, independentemente de alguma conquista substancial ser atingida ou não.

 Confrontador: Os negociadores procuram a equidade; contestam as questões e trabalham mutuamente para chegar a um acordo.

2.1 Habilidades essenciais dos negociadores

• Jorge Andrade – Estilos amigáveis, os negociadores, são em geral, cooperativos e até simpáticos, objetiva-se manter o relacionamento, independentemente de alguma conquista substancial ser atingida ou não. Tática: o desenvolvimento é inevitável.

• Carlos Henrique – Estilo confrontador procura a equidade, contesta as questões enquanto procura chegar a um acordo que seja satisfatório para ambas as partes. Acredita na ideia de que as pessoas irão colaborar em vez de obstruir. Tática: trará prejuízo a população local.

3. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO

O presidente de bairro Carlos Henrique, trouxe ao nosso conhecimento as reclamações dos moradores do local referente aos transtornos que causaria a instalação da A Gravadora.

O barulho irá incomodar a nossa tranquilidade;

A estrutura do bairro não comportara o transito intenso;

A nossa segurança estará sendo ameaçada.

Em relação ao barulho, a gravadora possui tecnologia de ponta que seus estúdios não propagam som, pois são revestidos com materiais que mantém o som somente no ambiente interno. Convido vocês para conhecerem o nosso estúdio e o funcionamento da gravadora. Solicitaremos a secretaria responsável, autorização para que possamos investir em uma melhor estrutura para as ruas com sinalizações e semáforos, e negociar uma possível obra junto à rodovia para facilitar o fluxo de veículos pela pista, não alterando o movimento em outras vias do bairro. Podemos também ajudar a investir na segurança do bairro por ser um bairro novo e não possuir segurança, através de uma patrulha de vigilância que estará constantemente nas ruas fazendo o monitoramento.

4. CONHECIMENTO DA CULTURA E DO CLIMA ORGANIZACIONAL

A empresa tem em sua política plano de carreira e sucessão, aproveitando ao máximo os talentos dentro da organização. Os nossos colaboradores ficaram animados com a noticia de uma nova sede em outra cidade, pois alguns serão remanejados com promoções para nova estrutura. Mas com a informação de que o projeto não poderá sair do papel, ficaram inseguros por diversas questões, consequentemente o rendimento e a produtividade diminuiu no ultimo mês.

5. PRÉVIA DAS NEGOCIAÇÕES

Previa das negociações segundo a 1ª reunião, foram apresentadas as propostas à associação de moradores do bairro, sendo que o presidente da associação e juntamente com dois moradores foram convidados para visitar a gravadora e conhecer seus estúdios e instalações de toda infraestrutura da gravadora em sua sede. Eles aceitaram a visita. Ficando para a próxima reunião a solução e resolução para ambas as partes dos negociadores.

6. PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO FINAL

Na 1ª reunião os moradores através do Presidente de bairro, Carlos Henrique, apresentou alguns transtornos que a instalação da gravadora poderia causar: O barulho irá incomodar a tranquilidade do bairro; A estrutura do bairro não comportará o transito intenso; A segurança dos moradores estará sendo ameaçada. Após a visita nas instalações na sede da gravadora, os moradores confirmaram que os estúdios não propagam o som. A Associação entrou em consenso com a gravadora referente as propostas apresentadas pelo senhor Jorge Andrade, autorizando a instalação do empreendimento no bairro com as seguintes condições:

• A Gravadora será construída com tecnologia de ponta e com estúdios que não propagam o som, pois são revestidos com materiais acústicos especiais que mantém o som somente no ambiente interno.

• A secretaria responsável juntamente com A Gravadora investira na estrutura das ruas através de sinalização e farol e fará a obra de retorno junto à rodovia para facilitar a entrada e saída de veículos.

• Quanto à segurança será contratada uma empresa que fará o monitoramento 24 horas e também a instalação de câmeras de vigilância nas principais vias, atendendo a ultima proposta da Associação.

Ficando acordadas em ambas as partes dos seguintes negociadores:

JORGE ANDRADE

CARLOS HENRIQUE

...

Baixar como  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »