TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO MEU

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso serviço social

Indicadores sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão

ITUMBIARA

2014

[pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso serviço social

Indicadores sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão

ITUMBIARA

2014

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO....................................................................................................4

2-DESENVOLVIMENTO........................................................................................5

3-CONCLUSÃO.....................................................................................................8

4-REFERENCIA BIBLIOGRAFICA.......................................................................9

INTRODUÇÃO

De acordo com o texto os indicadores sociais são de fundamental importância para adquirir o conhecimento necessário referente ao trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais dentro da gestão dos processos sócias voltados aos idosos.

Tendo como objetivo identificar os assistentes sociais que irão atuar na elaboração dos projetos, voltados aos idosos e as crianças e adolescentes, usando como uma das fontes de pesquisa os indicadores sociais.  

A metodologia abordada se refere à pesquisa realizada em campo do tipo qualitativa de analise teórico empírica por meio de entrevistas focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica, realizando também uma análise conceitual e uma breve trajetória histórica da gestão social.

Levando em conta a utilização dos indicadores sociais o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma, na busca pela garantia de direitos sociais.

Ressaltado a evidente a necessidade do uso dos indicadores sociais como um recurso metodológico para a leitura e monitoramento da realidade, com fins a mudança da realidade social.

DESENVOLVIMENTO

         

O estudo dos gráficos tem como mostrar que o profissional de Serviço Social no decorrer do seu trabalho tende a passa por muitas contradições que estão presentes na realidade social, onde devem ser superadas como forma de resgatar a autonomia, dignidade e impor os direitos sociais.

De acordo com o analise do texto sugerido foram utilizados gráficos no formato de pizza onde primeiramente abordando o interesse dos assistentes sociais diante o tema da entrevista, onde relatam que 21,73% aceitaram a entrevista, enquanto 78,25% não aceitaram.

O segundo gráfico também é o de pizza onde aborda o interesse da população em responder a entrevista, de acordo com a pesquisa somente 12,5% da população tiveram interesse em responder a pesquisa enquanto 87,5 não responderam a pesquisa.

Desta forma estas as afirmações ocorridas nos dois gráficos podem gerar uma distorção se caso analisado o uso dos indicadores sociais fossem de caráter pessoal, mostrando que a questão social dentro do trabalho profissional do assistente social sobre a influencia dos indicadores sociais é decorrente de um processo dinâmico e ao mesmo tempo complexo devido o grande predomínio da influencia conservadora presente no dia a dia do profissional, dentro de um processo em que o profissional dentro a enfrentar que é a contradição das políticas sociais implantadas na sociedade.

Neto contexto pode se ver que muitas pessoas não possuem conhecimento sobre a importância dos indicadores sócias dento da sociedade, como forma de buscar esclarecer e identificar a realidade vivenciadas pela população em um determinado contexto social.

O gráfico três já se refere ao formato de um gráfico de coluna, abordando a matriz curricular dos entrevistados, ressaltando que dos entrevistados, 80% estudaram indicadores sociais em sua graduação e cerca de 60% tiveram gestão social.

Mesmo assim podemos abordar que o profissional no decorrer do seu trabalho deve sempre estar em profundo estudo sobre os indicadores sociais em uma sociedade, devido às grandes mudanças sociais e as decorrentes demandas sociais que vão a cada dia passando por transformações, onde se opõe que o profissional deve se sempre estar atualizados sobre todas as mudanças e conhecimentos, métodos e técnicas capazes de responder adequadamente a tais demandas.

Desta maneira o gráfico tende a montar que o profissional principalmente o assistente social deve sempre estar atualizado e se atualizar sobre as várias situações sociais da questão social apresentada por meio dos indicadores sociais presente na sociedade, para que possam ser sanadas todas as demandas sociais presentes.

O Gráfico IV tem a abordar que os profissionais que estão em constante capacitação profissional poluem um grande conhecimento sobre a importância dos indicadores sociais.

O que pode ver que o profissional sempre deve estar procurando meios para a cada dia se capacitar ainda mais, pois a sociedade sempre esta em constantes mudanças e somente um profissional capacitado conseguirá acompanhar as várias mudanças que a sociedade vai passando ao longo dos anos.

Os indicadores sociais dentro do serviço do Assistente social são de fundamental importância, pois são através de levantamentos de dados obtidos através dos indicadores sociais, que iremos conhecer o local em que será desenvolvido o trabalho, ambiente, o numero de população e a verdadeira situação social em que a população se encontra. Após fazer um levantamento sobre a realidade ou a situação problemática social encontra, é que o assistente social poderá intervir como forma de buscar soluções dentro das políticas sociais, recursos que venham a solucionar determinadas situações da realidade social vivenciada no decorrer do trabalho profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com