TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13][pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        8

4 REFERÊNCIAS        9


1 INTRODUÇÃO

 Para iniciar a nossa leitura vamos entender o sentido da palavra ênfase de nosso texto, compreenda o que é migração no simples e cru sentido da palavra. Migração; esta em trocar de país, estado, região o mesmo de domicilio em seu lugar de origem.
 A migração não é importante apenas para as pessoas que trocam de local de domicílio. Ela também influencia de maneira decisiva em muitos outros aspectos como: no desenvolvimento de cidades regiões e países, no crescimento das populações das cidades, na troca de conhecimento e tecnologias entre os povos, no mercado de trabalho de uma maneira geral, portanto assim como as pessoas se modificam quando mudam de cidade, as cidades, regiões e países também se modificam de tal forma que algumas passam a ter um novo perfil diante da presença transformadora dos imigrantes. 

No caso do Brasil em particular, com o fim do tráfico negreiro e da escravidão e a necessidade da utilização da mão de obra para trabalhar na lavoura somada a caótica situação econômica em que se encontrava a Europa em meados do século XIX, muitos imigrantes foram atraídos à procura de melhores condições de vida e trabalho. Esses migrantes foram responsáveis por um aumento considerável da nossa produção de café trabalhando como empregados ou proprietários de terras e estiveram presentes também, no processo de industrialização do Brasil ajudando na urbanização das cidades, portanto o trabalho dos imigrantes caminhou paralelamente ao desenvolvimento e a diversificação econômica brasileira.

Atualmente o mais importante fator que contribui para migração são as desigualdades regionais e o desemprego que provoca o êxodo tanto da zona rural quanto de cidade para cidade. A busca por trabalho faz com que muitos desempregados saiam de seus locais de origem para buscar melhores condições de renda.


2 deSENVOLVIMENTO:

O perfil migratório deste século se baseia na globalização, onde dispensa fronteiras e estimulam consumo, afeta os parâmetros estipulados e cria novas expectativas de vida O aumento significativo da migração não somente é inevitável seguindo esse contexto de globalização, mas também tem um potencial bastante positivo. O que não nega as perdas e dificuldades reais.

Existem muitas desigualdades e disparidades entre ricos e pobres,  em alguns países cresce muito em outros países nada, também temos o diferencial de salários onde uns ganham mais que outros, muitas vezes tendo este diferencial em uma grande parte da sociedade onde valorizam mais os migrantes homens do que as mulheres,

A globalização afeta grande parte da população, muitos saem e se abalam com as noticias de seu país por causa das grandes globalizações assim querendo se deslocar para outros países, mais isto como vimos não está somente afetando o nosso país mais vem acontecendo cada vez mais, em mais cidades e deixando mais indivíduos nesta situação fazendo com que fiquem em desespero e migra para outros países, a população está cada vez mais insatisfeita vão á procura de melhores condições. Muitos por influências de outras pessoas que já passaram por estas situações de migrações onde tiveram grandes oportunidades mais outros não tiveram a mesma sorte.

A migração deste século começa em meada do século XVlll. Com o avanço tecnológico que teve impacto em vários processos produtivo, econômico e social, com a introdução da maquina como instrumento de trabalho a propriedade privada finca um marco que divide a migração, a antes e depois da revolução industrial.

Antes esse fenômeno era temporário, o individuo saia habitar de origem em busca de estudo e retornavam para empregar os conhecimentos adquiridos no lugar de origem, e poucos se aventuravam em uma migração permanente, já com a industrialização essa se deu na maioria das vezes de forma permanente e de maneira desordenada.

Com falta de políticas de migratória por parte dos governantes para que essa aconteça de maneira organizada e descente a migração industrial traz problemas a toda sociedade que a fez sem organização e controle, com o aumento desordenado migratório para um determinado lugar seja de forma definitiva ou temporária causa a econômicos, sociais e ambientais, mais como num todo á migração se da na busca da inserção social, aonde o deslocamento de pessoas vem na cobrança do próprio homem de se inserir no modo de vida imposto pelo mundo capitalista, onde o ter é mais importante que o ser.

As migrações estão relacionadas á melhora de vida, o mundo está dividido entre ricos e pobres, fazendo com que haja ganância, isto ocorre por causa dos países subdesenvolvidos e desenvolvidos, fazendo com que se desloquem para outros países para melhores condições de vida, para muitos que possuem estudos conseguem trabalho com mais facilidade mais para aqueles que não tiveram oportunidades de frequentar uma escola acabam tendo mais dificuldades de conseguir um trabalho e acabam sendo descriminados tornando se favelados e moradores de rua por não terem condições de comprar uma casa ou até mesmo de pagar um aluguel fazendo com que cheguem nestas condições, outras moram em lugares onde a seca é grande, fazendo com que não consigam produzir seus alimentos saem á procura de uma vida melhor e melhores condições de vida fazendo com que migre para outras cidades a procura de empregos para garantir a sua sobrevivência.

Assim, entendo que os movimentos migratórios estão diretamente relacionados à influência dos países desenvolvidos sobre aqueles em desenvolvimento em um processo de contrapartida do capital, constituindo tais fluxos migratórios uma consequência estrutural da expansão dos mercados dentro da hierarquia política global. Conforme as terras, matérias-primas e trabalho dentro das regiões periféricas ficam sob o controle dos mercados globais e não das comunidades locais ou governos nacionais, os movimentos migratórios constituem-se como uma consequência natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com