TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV

Monografias: TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

HIV

Sigla em inglês que significa imunodeficiência humana.

virus causador da AIDs.HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae.

Alterando o DNA da célula ( linfócitos T CD4+)que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

TRANSMISSÃO

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids!!!

Existem muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

O vírus pode ser transmitidos em relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação (transmissão vertical)

DIRETRIZES

Portaria 77, de 12 de janeiro de 2012 - Dispõe sobre a realização de testes rápidos, na atenção básica, para a detecção de HIV e sífilis, assim como testes rápidos para outros agravos, no âmbito da atenção pré-natal para gestantes e suas parcerias sexuais.

DADOS ESTATISTÍCOS SEGUNDO O MINISTERIO DA SAUDE

A taxa de transmissão vertical do HIV, que representa a porcentagem de infecção da mãe para o bebê, vem apresentando redução gradativa. Em 1997 essa porcentagem foi de 16%, ou seja, para cada 100 crianças nascidas de mães com HIV, 16 foram infectadas. Em 2000, a mesma taxa caiu para 8,6% e, em 2004, para 6,8 %. Como consequência, a incidência de aids em menores de cinco anos - que em 2000 era de 5,4 casos por 100.

PROFILAXIA

Os recém-nascidos filhos de mães vivendo com HIV e aids que não receberam antirretrovirais durante a gestação terão mais um recurso para reduzir o risco da transmissão do HIV de mãe para filho (transmissão vertical), com a introdução de um novo medicamento (nevirapina) no esquema de profilaxia.

PREVENÇÃO

A vacina anti-HIV ainda não é uma realidade.

O uso da camisinha é o método mais eficaz para se prevenir do HIV. Quem já é portador do vírus, entretanto, deve saber que a adesão ao tratamento também é fundamental para reduzir o risco de transmissão.

ATENÇÃO:

Lembramos que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Portanto, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com