TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tampão Biológico

Trabalho Escolar: Tampão Biológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Federal de Ciências Tecnologia do Mato Grosso

Campus de Rondonópolis

Bioquímica

Docente: Celina Martins de Souza Ignácio

Discente: Alline Cristine Schneider

Tampão Biológico

Solução Tampão

São soluções que diminuem a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.

São geralmente formados por um ácido fraco e um sal formado pela reação desse ácido com uma base forte, ou, então, por uma base fraca e um sal formado pela reação dessa base com um ácido forte. São constituídas geralmente por sistemas de doadores e receptores de prótons, dissolvidos no mesmo solvente e ambos com concentrações próximas da igualdade.

Todo o sistema ou processo que dependa do pH, está associado a um TAMPÃO.

Exemplos:

Sistemas biológicos – sangue, sistemas enzimáticos;

Reações químicas – reações de precipitação, reações eletrolíticas;

Biotecnologia – lavagem de células, quebrar o DNA, eletroforese.

Tampão Biológico

Muitas reações químicas que ocorrem dentro de uma célula, ou mesmo fora delas, dependem do pH. Pequenas variações no pH podem afetar a velocidade de uma reação química ou mesmo não permitir que ela ocorra, o que pode acarretar na morte celular. Sendo assim, a presença de sistemas tampões se faz necessária e importante para manter o pH corpóreo constante, bem como mecanismos fisiológicos de regulação do equilíbrio ácido-base.

Durante o metabolismo celular ocorre liberação ou consumo de muitos ácidos e que são constantemente liberados no meio celular ou extracelular (corrente sanguínea). O organismo neutraliza estes ácidos para prevenir alterações na quantidade de H+ e preservar a função celular.

A variação do pH também pode ocorrer por meio de administração de medicamentos ou então serem geradas devido a problemas fisiológicos ou doenças.

A forma como o organismo regula a concentração de H+ é de fundamental importância e ocorre no interior das células (líquido intracelular), entre as células (líquido intersticial) e no sangue (líquido intravascular).

Os mecanismos de defesa do organismo contra alterações do pH são químicos ou então fisiológicos e ambos estão interligados.

Os mecanismos químicos são representados pelas substâncias químicas que se encontram dissolvidos no plasma, líquido intersticial ou líquido intracelular e que agem como ácidos e bases neutralizando o aparecimento de quaisquer ácidos ou bases oriundos do próprio metabolismo, medicamentos ou distúrbios fisiológicos (sistemas-tampão).

Os mecanismos fisiológicos são representados pelos pulmões e pelos rins, que eliminam substâncias indesejáveis ou em excesso, ácidas ou bases, e reservam outras, dependendo da necessidade momentânea do indivíduo.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com