TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Epitelial

Dissertações: Tecido Epitelial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

AS ESTRUTURAS PRESENTES NO TECIDO EPITELIAL.

1-ESTRUTURAS DE ADESÃO.

Complexo juncional: característica dos epitélios simples, formados por três tipos de estruturas de adesão:

a) Zônula de oclusão: são pequenas áreas nas quais a parte externa das membranas plasmáticas opostas acham-se fundidas umas às outras. Entre as áreas de fusão existem áreas às quais a fusão não ocorreu. A junção íntima isola o espaço intercelular da luz, impedindo a passagem de substância por entre as células. Tem efeito selador.

b) Zona de adesão ou junção adesiva: áreas nas quais as membranas plasmáticas opostas divergem e não se evidenciam estruturas entre membranas celulares opostas. No citoplasma adjacente ocorre fina trama de material filamentoso.

c) Desmossomo: Junção celular constituída por duas placas densas de material citoplasmático, uma em cada célula adjacente. Situam-se muito próximas uma da outra e apresentam feixes de filamentos. Devido ao fato de serem estruturas contínuas não impedem o afastamento de membrana celular nos locais onde não estão presentes e a passagem de material entre as células.

2- ESPECIALIZAÇÕES.

Presença de especializações na superfície celular estruturas desenvolvidas por células epiteliais relacionadas com a função específica destes epitélios; estas estruturas aumentam a superfície ou se movimentam.

Vilosidades: Prolongamentos digitiformes, em grande número por células. Estão presentes, por exemplo, no epitélio intestinal. Ao microscópio são referidos como "borda estriada ou em escova". Os microvilos determinam um aumento da superfície dessas células (até 30 vezes), o que está relacionado com a função de absorção desse epitélio.

Cílios: Estruturas móveis que se projetam em feixes paralelos a partir do ápice de algumas células epiteliais superficiais. Podem ter metade do comprimento celular (7-10 mm). Uma única célula epitelial pode ter até 300 cílios. Os cílios batem num ritmo ondular sincrônico, que tende a propelir películas superficiais de muco ou líquido numa direção determinada sobre a superfície epitelial. Exemplo: epitélio bronquiolar

Estereocílios: Microvilosidades extremamente longas, visíveis por microscópio óptico, encontra-se em pequeno número em regiões do aparelho reprodutor, tais como no epidídimo. Acredita-se que facilitem processos de absorção no epidídimo.

Referências:

CARVALHO, Hernandes, F.; COLLARES-BUZATO, C, B.; Células: uma abordagem multidisciplinar. Barueri-SP: Manole Ltda, 2005.

JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Histologia básica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

OVALLE, W. L.; Nahirney, P.C. Netter - Bases da Histologia. Edição Única. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com