TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnca De Gram

Artigos Científicos: Tecnca De Gram. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

No dia 13 de Novembro de 2014, assistimos a um vídeo que mostrava a técnica de coloração de Gram, ministrado pelo professor Dr. Antônio Juliano Breyner, onde o mesmo é professor universitário e ministra os cursos de farmácia, medicina, medicina veterinária e biomedicina, é uma técnica de coloração que permite distinguir os dois grupos de bactérias, que foi descoberta pelo físico Hans Christian Gram, nascido em Dinamarca e em 1884 ele publicou o seu trabalho, onde separava as bactérias com seu método de coloração, em gram-positivas e gram-positivas.

O prof. Dr. Breyner mostra duas imagem de gram positivas e negativas, onde as bactérias ficavam em formas de cocos e cor roxa é denominada em gram positivas e aquela com aspecto de bastonetes e cor avermelhada são as gram negativas, devido a parede celular das bactérias, Gram conseguiu definir as duas bactérias através da técnica de coloração.

Breyner, apresenta uma lista de material necessário para fazer uma coloração de gram, são elas: lâmina de vidro, alça bacteriológica, bico de Bunsen, suporte para lâmina, material a ser examinado e corantes, sendo que os corantes são quatros, cristal violeta, lugol, álcool e safranina, e esse material pode ser também preparado manualmente. É necessário seguir o passo a passo da técnica para não ocorrer erro no resultado final, pois qualquer manuseio errado na hora da coloração pode implicar em um erro no material a ser observado. São 11 passos que o professor usa na técnica de Gram.

No primeiro passo, vai ser utilizado lâmina de vidro, alça acteriológica, bico de Bunsen, suporte para lâmina, no segundo passo é cobrir o esfregaço com cristal violeta e deixar um minuto, terceiro passo, irar lavar indiretamente com agua, no quarto passo, vai cobrir com lugol e deixar por um minuto, quinto passo, irar lavar novamente com agua, sexto passo, irar descorar com álcool a 95%, ate 10 minutos, no sétimo passo vai lavar indiretamente com agua, no oitavo passo irar cobrir o esfregaço com fucsina ate um minuto, nono passo lavar com agua, indiretamente, e no décimo passo é a secagem da lâmina, e no passo seguinte é a realização da microscopia utilizando para visibilização do material ocular de 10 mm e objetiva de 100mm, colocando sobre o esfregaço uma gota de óleo de imersão, para poder verificar e em fim a conclusão do material que foi examinado.

Portanto é muito importante esse método tanto para microbiologia quanto para áreas de saúde.

Faculdade Paraense de Ensino

Enfermagem

Ely Amado Santos Lima

Relatório

Técnica de coloração de Gram

Belém/PA

2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com