TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas para TCC serviço social

Por:   •  29/10/2015  •  Monografia  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA

NÚCLEO DE CULTURA AVANÇADA – NCA

Aluno (a): Maria Ferreira Silva

1. Relato da Vivência da  Prática de Estágio com Fundamentação Teórica:

O referido estágio Interação da família e da escola no processo de formação do discente (A escola na promoção do acesso a comunidade), tem como propósito complementar a formação acadêmica diante do confronto entre teoria e prática, sendo realizado com a Gestão Escolar cuja finalidade é relatar os fatos ocorridos durante a prática do estágio curricular III, tratando-se de um trabalho que tem como objetivo cumprir a exigência curricular do Curso de Pedagogia. O estágio foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Imaculada Conceição, localizado no Distrito de Canafistula do Cipriano, zona rural de Girau do Ponciano, AL.

Diante das entrevistas e observações com as pessoas que fazem parte da gestão durante o estágio, registro que a mesma apresenta uma metodologia voltada para o desenvolvimento da criança, trabalhando de forma contextualizada, visando ampliar cada vez mais o conhecimento dos educandos. Desta forma, a escola e a família devem trabalhar com o intuito de desenvolver novas habilidades de forma criativa provocando e desafiando a participação coletiva dos educandos, onde a família realize um acompanhamento de seus filhos na escola, verificando se seus objetivos estão sendo devidamente alcançados.

É de grande importância e necessário que se construa uma gestão da educação de forma democrática em todos os espaços escolares criando uma educação disciplinada onde todos possam estar presentes, participando das decisões e contribuindo para uma educação de qualidade.

Segundo Fortuna:

(...) A gestão é uma prática social e política, e por isso, contraditória e parcial, podendo gerar formas autoritárias ou participativas. Por esse motivo acredita-se em um crescente imbricamento entre a dimensão social e subjetiva, na construção das regras do jogo democrático e no exercício das práticas administrativas (...). (Gestão, Planejamento e Politicas Públicas/ Ulbra, 2012, p.46-47).

A gestão é tida como uma prática social e política que pode gerar formas autoritárias ou participativas, na educação a gestão é um dos agentes responsáveis por garantir a qualidade da educação contribuindo para o processo de democratização da sociedade brasileira.

Durante a realização da prática de estágio foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas a família e a escola na formação dos alunos:

No primeiro momento foi apresentado o projeto a ser realizado durante a prática de estágio “Interação da família e da escola no processo de formação do discente (A escola na promoção do acesso a comunidade)”, de forma socializadora definindo problemáticas e buscando novas estratégias para com o ensino das crianças. Em outro momento foram realizadas apresentações do tema proposto sendo construídos cartazes pelas pessoas que formam a gestão para obter determinadas melhorias para a qualidade do ensino.

No terceiro momento foram realizadas palestras voltadas para a importância da presença da família na escola, fortalecendo assim a afetividade entre os mesmos, destacando a participação de todos de forma reflexiva. Seguindo do compromisso de cada membro da comunidade escolar relacionado ao diálogo entre a escola e a família e finalizando a referida prática com exposições de ideias tanto pela família quanto pela escola fundamentada numa visão crítica ao vivenciar todo o processo de aprendizado deste projeto observando o interesse, a criatividade, a interação, a compreensão e o respeito mútuo de cada indivíduo presente, destacando o trabalho em equipe por todos que fazem parte da instituição, a receptividade, compreensão dos pais e demais membros da comunidade no ambiente escolar.

Portanto a escola deve se preocupar com a socialização das crianças apresentando regras sociais presentes nas relações estabelecidas com outras pessoas e a família no dia a dia construindo o respeito pelo diálogo, inserindo limites sobre as ações das crianças, tendo um acompanhamento escolar de seus filhos trabalhando em conjunto de forma cooperativa. A busca de conhecimento de como se relacionar com o aluno que possui dificuldade de aprendizagem escolar é de extrema importância para as famílias e educadores, pois objetivando uma melhor interação com o referido aluno favorecerá seu desenvolvimento, superação ou minimização das dificuldades de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com