TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tensão Superficial

Artigo: Tensão Superficial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

Polímeros

Os polímeros estão presentes nos objetos a que temos acesso hoje, pois os polímeros sintéticos como sacolas plásticas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, etc.

Polímero Natural

(dividido em 2 grupos)

Polímeros de condensação

Os polissacarídeos e as proteínas são polímeros de condensação obtidos a partir de monossacarídeos e aminoácidos, respectivamente. Polissacarídeos Eles podem ser celulose, o amido e o glicogênio, sabendo que são retirados através da polimerização dos monossacarídeos, a sua fórmula é C6H12O6. O principal polissacarídeo é o açúcar (sacarose). Os polissacarídeos são formados a partir da junção de muitas moléculas de monossacarídeos. n C6H12O ____________ (C6H10O5)n + (n – 1) H2O glicose ____________ amido, glicogênio e celulose. O amido é importante para a nossa alimentação, por ser fonte de carboidratos encontrados em alimentos como cereais, algumas raízes, batata, trigo, arroz, milho, mandioca e cevada. Proteínas Proteína são polímeros gerados através da condensação de α-aminoácido, as proteínas são encontradas nas células vivas, algumas são responsáveis pelo aparecimento de fibras musculares, cabelo e pele; já as enzimas atuam como catalisadores nas reações que acontecem no organismo, também existem proteínas que têm função de regular o metabolismo e que contribui no sistema imunológico. Polímeros de adição

Os polímeros de adição fazem parte da classe de polímeros mais simples, pois, como o próprio nome diz, eles são formados pela “adição”, “soma” ou “junção” de moléculas pequenas (monômeros), sendo que todas são iguais entre si.

A borracha natural é um polímero de adição, ela é obtida da árvore Hevea brasiliensis, que é uma árvore típica da região Amazônica e popularmente conhecida como Seringueira. A extração da borracha é simples, é feita uma incisão (corte) no caule e em seguida se obtém um líquido branco denominado Látex, que se transforma em borracha. O monômero da borracha é o 2-metilbuta-1,3-dieno:

Vulcanização O processo de transformação do látex em borracha ganha o nome de Vulcanização e é feito do seguinte assim: O látex obtido da seringueira é precipitado originando uma substância viscosa, a borracha natural. O uso da borracha natural é restrito por ser facilmente alterada segundo a temperatura, nos dias mais frios a borracha fica quebradiça, enquanto que em dias mais quentes o material apresenta uma característica mais gosmenta. Sendo assim, a massa viscosa obtida do látex é aquecida com enxofre originando a borracha vulcanizada. Esse tipo de borracha é mais resistente porque não recebe influência em relação à temperatura, é também bastante elástica e resistente a atritos.

Polímero Sintético

Os polímeros correspondem ao agrupamento de monômeros que ao ligar um ao outro formam macromoléculas, denominadas de polímeros e a reação que o forma é chamada de polimerização. Os polímeros sintéticos estão divididos em dois tipos diferentes, denominados polímeros de adição e condensação. Os polímeros de adição: quando as substâncias usadas na geração de polímeros manifestam de forma obrigatória uma ligação dupla entre os carbonos. Ao momento que ocorre a polimerização, acontece a quebra da ligação do π e também a geração de duas novas ligações simples.

Os polímeros de condensação: são gerados quase sempre através da reação, por meio de dois monômeros distintos e com a extinção de pequenas moléculas. Nessa modalidade de polimerização, os monômeros não necessitam demonstrar ligações duplas por meio dos

carbonos, no entanto, é extremamente necessária a presença de dois tipos de grupos funcionais distintos. Com o polímero sintético é possível fabricar vários objetos, dentre eles: sacolas plásticas, pára-choque de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas e chicletes.

Polímeros Verdes

A polimerização é uma reação em que moléculas se misturam quimicamente. Com o aumento da preocupação com o impacto ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com