TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teor De Umidade

Trabalho Escolar: Teor De Umidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 2

Método do speedy O aparelho “SPEEDY” funciona ao mensurar o aumento de pressão causado pela reação química da água presente no solo com o carbureto de cálcio em ambiente confinado. Essa reação gera gás acetileno que ao se expandir dá origem a uma pressão proporcional à quantidade de água do ambiente. A leitura dessa pressão permite avaliar o teor de umidade. A garrafa e a tampa do aparelho devem estar completamente limpas e a tampa da garrafa em perfeita vedação quando fechada. O método do SPEEDY também é muito utilizado em campo devido sua rapidez, no entanto só se pode executá-lo para solos de agregados miúdos.

Foram usados:  Conjunto SPEEDY: balança, garrafa com tampa e manômetro;  Ampolas contendo carbureto de cálcio.  Três esferas de aço para quebra das ampolas.

9

Procedimento executivo:

A amostra foi pesada e colocada na câmara do aparelho junto com as esferas e aço e as ampolas de carbureto de cálcio cuidadosamente para não partir prematuramente as ampolas. Fechada a garrafa, a mesma foi vigorosamente agitada, quebrando internamente a ampola. O aumento de pressão mostrada pelo manômetro indica o inicio da reação. Continuou-se agitando o aparelho até a estabilização da pressão. Procedeu-se a leitura da pressão no manômetro. Consultou-se a tabela de aferição própria do aparelho com a leitura manométrica e a massa da amostra. Obteve-se assim a percentagem de umidade em relação à amostra total úmida.

eso da amostra = 20g Pressão lida no manômetro = 1,0 Kg/cm² Teor de umidade obtida pela pressão = 5,2% de água.

10

CONCLUSÃO

Observa-se pelos estudos realizados que o método da estufa é o mais preciso, porém demorado e feito apenas em laboratório. Os métodos de álcool etílico de e SPEEDY são mais rápidos e possíveis de serem realizados em campo, sendo o segundo mais eficaz que o primeiro. É conhecido que o teor de umidade será sempre maior que zero no seu limite inferior e não há limite superior sendo mais comum um máximo de 100% para solos orgânicos. Nos ensaios realizados tivemos um resultado de:  w = 26,26% no método de álcool etílico  w = 5,2% no método do SPEEDY.  Não houve prática em estufa.

Conclui-se enfim que a amostra utilizada no método de SPEEDY é mais seca do que a que foi utilizada no método de álcool.

11

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 ASSOCIAÇÃO ABNT  NBR BRASILEIRA 7211:2005. DE NORMAS para TÉCNICAS. concreto -

Agregados

Especificação. Rio de Janeiro, 2005. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos apresentação. Rio de Janeiro, 2011.  DANTAS, Jeânderson de Melo. ANDRADE, José Elisandro. Guia para Elaboração de Relatórios. Versão 2011/2. Aracaju: Sociedade de Educação Tiradentes, 2013.  CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos Solos e Suas

Aplicações 1 - Fundamentos. 6ª Edição. Rio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com