TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teor De Umidade Introdução

Dissertações: Teor De Umidade Introdução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 2

Na composição do solo é sempre encontrada água. A água é um elemento influente nas propriedades do material, o que justifica a importância de seu estudo na construção civil. O teor de umidade pode ser definido como a razão entre a massa de água na amostra de solo e pela massa de solo seco. Para a secagem do solo é usual a prática de três métodos: • Método da Estufa • Método do Álcool Etílico • Método do Speedy Abordados neste relatório.

OBJETIVO

  Calcular o teor de umidade de uma amostra Demonstrar o ensaio laboratorial com fins acadêmicos usando os métodos da estufa, do álcool etílico e do speedy.

6

METODOLOGIA

Três métodos foram experimentados:

Método da Estufa

Foram usados:  Balanças com resoluções 0,01g; 0,01g e 0,5g;  Estufa capaz de manter a temperatura entre 60º a 65°C e 105°C a 110°C;  Cápsulas metálicas com tampas;  Pinças metálicas.

Procedimento executivo:

Procedeu-se ao destorroamento do composto. Tarou-se a cápsula vazia para ao adicionar a amostra, se obter o peso real da amostra. Então:

A amostra foi posta na estufa e lá mantida até que sua massa se estabilizasse, após essa secagem, pesou-se novamente. O teor de umidade (w) foi calculado a partir de:

Onde:

7

A considerar: Apesar do elevado tempo de secagem, a eficácia e confiabilidade deste método justificam o procedimento. Outra desvantagem, no entanto, é a localização uma vez que a análise por este método deve ser feita em laboratório e não em campo. Deve-se observar que solos sensíveis a altas temperaturas devem ser secos a temperaturas entre 60ºC e 65ºC, o que exige bem mais tempo. É o caso de solos orgânicos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com