TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Adm

Artigo: Teoria Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

Teorias Principais Estudiosos Principais Idéias Como o homem (trabalhador) era considerado Exemplo de utilização nos dias atuais

Teoria da Administração Cientifica Frederick Winslow Taylor Racionalização do trabalho no nível operacional Racional, padronizado, trabalho artesanal. Superespecialização do funcionário - Com a divisão de tarefas, a qualificação do funcionário passa a ser supérflua. Dessa forma, o funcionário executa tarefas repetidas, monótonas e gera uma desarticulação do funcionário no processo como um todo;

Teoria Clássica Hemry Fayol Organização Formal; Principios gerais da Administração e Funções do Administrador. Econômico, precisa de incentivo e iniciativas. O Sistema Único de Saúde (SUS) temos os princípios de integralidade, equidade e resolutividade geram demandas gerencias diferenciada, exigindo mudanças na organização e gestão do trabalho para sua concretização.

Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Organização informal; Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo; Homem social, objetivo era estimular comportamentos que reforcem sua racionalidade específica.

Não obstante, a determinação clara de objetivos nos obriga à análise das formas de ação. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o desafiador cenário globalizado cumpre um papel essencial na formulação dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Do mesmo modo, a constante divulgação das informações obstaculiza a apreciação da importância das regras de conduta normativas. Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se a execução dos pontos do programa assume importantes posições no estabelecimento dos modos de operação convencionais, como por exemplo, a Microsoft, McDonald's e a Elma Chips.

Teoria Neoclássica Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C. Davis, Louis Allen e George Terris.

Ênfase na prática da administração, reafirmação relativa, ênfase nos princípios clássicos da administração, ênfase nos resultados e objetivos, e o ecletismo aberto e receptivo. Ser isolado com incentivos materiais e salariais. Racional e voltado para o alcanc dos objetivos, estão presentes no sistema de produção e montadoras Ford, Volksvagem;General Motors;

Modelo Burocrático Max Weber Ênfase na prática da administração, reafirmação relativa, ênfase nos princípios clássicos da administração, ênfase nos resultados e objetivos, e o ecletismo aberto e receptivo. Racionalidade Organizacional; A facilidade de substituição daquele que é afastado e os critérios de seleção apenas por competência técnica garantem a continuidade do sistema burocrático, e este último evita o nepotismo. O trabalho é profissionalizado, assim os funcionários são treinados e especializados pelo seu mérito. A profissão de funcionário de tipo burocrático supõe um emprego fixo e uma carreira regular; O desempenho de cada cargo por parte dos funcionários burocráticos pressupõe uma grande especialização na execução das suas tarefas e trabalho.

Teoria Estruturalista Ferdinand Saussure, Análise intra-organizacional e análise ambiental; abordagem de sistema aberto. Neste caso, o homem, inserido nas organizações, não pode ser pensado como um ativo que pode ser substituído pela máquina, de fato, algumas tarefas passaram a ser realizadas por máquinas, entretanto, o cérebro humano ainda é o que oferece voz de comando para o trabalho automatizado. O trabalho nos dias atuais é mais intelectualizado e menos braçal. Por isso, torna-se de fundamental importância, o planejamento estratégico de recursos humanos, para que se possa utilizar da melhor forma possível o que os sujeitos têm a oferecer e com isso, a organização consiga sobreviver às incertezas e constantes mudanças do mercado atual.

Teoria Comportamental Abraham H. Maslow; Herbert Alexander Simon, Estilos de Administração; Teoria das decisões; Integração dos objetivos organizacionais e individuais; o operário não reage como indivíduo isolado; a tarefa da administração é formar líderes capazes de compreender, comunicar e persuadir; e a pessoa é motivada essencialmente pela necessidade do trabalho em equipe. A teoria tradicional da motivação, surgida de um movimento científico da administração na virada do século, baseia-se na suposição de que o dinheiro é o principal motivador. Se a recompensa financeira for grande, os trabalhadores produzirão mais. Desse modo, as recompensas financeiras devem estar relacionadas diretamente ao desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com