TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceiro setor

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 03

REDE SOCIAL ......................................................................................................... 04

DINAMIZAÇÃO DAS REDES .................................................................................. 06

REDES DE MOVIMENTOS SOCIAS ....................................................................... 06

REGIÃO DE LEOPOLDINA NO RIO DE JANEIRO ................................................ 07

CONSIDERAÇÕES FINAIS  .................................................................................... 09

REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICA ............................................................................. 10

INTRODUÇÃO

        

O presente trabalho tem como objetivo principal proporcionar uma reflexão sobre a importância da gestão no contexto do exercício profissional do Assistente Social, levando em consideração que um dos requisitos para tal exercício é o planejamento, o qual consiste na articulação da gestão, avaliação e monitoramento das ações. Por outro lado, o trabalho em pauta também buscará explicitar os principais instrumentos utilizados para realização do planejamento, conceituando-os e justificando-os como elementos constituintes da prática profissional.

Na luta pelo desenvolvimento econômico, as políticas públicas brasileiras estão buscando cada vez mais a sua inovação, contudo, ultimamente se confundem crescimento econômico com desenvolvimento econômico. No primeiro, há uma correlação de produtividade, enquanto que no segundo, há efetividade das ações. Então, pergunta-se o que isto tem haver com gestão social, e a resposta é: tudo. Pois,  nessa busca por inovação, uma gestão social conduzida de maneira eficiente pode conduzir as politicas públicas de maneira progressiva ao verdadeiro desenvolvimento social, colocando-se como alternativa razoável, aceitável e de extrema importância para a esfera governamental e, principalmente, para implementação dessas políticas.

Dessa forma, a gestão social na esfera profissional do assistente social ganha certa relevância de forma a torna-se um dos mais importantes instrumentos do seu trabalho. Isto porque, é através dela que serão conduzidas as estratégias que viabilizarão o acesso dos usuários a serviços, projetos e programas. Além disso, a gestão está vinculada principalmente a um processo contínuo e dinâmico que possibilita ao gestor uma projeção dos objetivos a conquistar, por meio de uma análise das ações que poderão ser desenvolvidas em busca da idealização do seu planejamento, o qual embasará uma posterior tomada de decisões.

DESENVOLVIMENTO

                O ato de planejar constitui em prever e programar ações para obter os resultados desejados. Buscando através de ações projetar seus objetivos, o que fazer? Como fazer? e para quem fazer? Três perguntas que nos permite analisar e avaliar se através das ações previstas no plano de ação, chegaremos à conquista dos objetivos.

        A gestão contra o social apresenta-se como estratégia tecnológica e instrumental, viabilizadora da qualificação e eficiência do trabalho e organizações do campo social, afirmadores do capital e não da cidadania. (BARBOSA, 2004)

                O ato de planejar constitui através de sua prática, traçar metas para se chegar aos resultados desejados. Realizando ações em prol dos objetivos desejados.

                O Planejamento Social é um fator de grande importância para o desenvolvimento profissional do Serviço Social, necessitamos conhecer e compreender a realidade à qual será aplicado para que se consiga fazer uma intervenção com qualidade.

                O Planejamento é um processo contínuo e dinâmico, temos três pontos básicos: A reflexão, decisão e ação.

Reflexão: delimitação e reconstrução do objeto; estudo de situação; construção de referenciais teóricos práticos; levantamento de hipóteses preliminares e coleta de dados.

Decisão: Organização e análise; Identificação de prioridades de intervenção e Definição de objetivos e estabelecimento de metas.

 Ação: Planificação; Implementação,  execução e Definição de parâmetros de avaliação e Controle.

        Segundo Baptista (2007), o estudo de situação compõe-se da descrição interpretativa, da caracterização, da compreensão e da explicação de uma situação para o planejamento, determinando suas limitações. O estudo da situação é o conjunto de informações que provém em contribuição para tomar decisões, ampliando o conhecimento das realidades concretas. O objeto do planejamento não pode ser tratado separadamente, devem se levar em consideração as propostas que estejam abertas às modificações perante a sociedade.

O planejamento é um processo feito a partir de uma realidade, de um estudo de uma situação, que deve ser considerado sob o panorama de um conjunto dinâmico de informações durante esse processo. Esse conjunto de informações deverão se constituir em recursos básicos e permanentes para o planejamento da ação, localizando, compreendendo, controlando e prevendo as situações de um modo geral, fornecendo elementos que permita mostrar alternativas de intervenção. O estudo da situação nada mais é que a reflexão, a compreensão, a explicação e a expressão de causas antes dos dados da realidade em relação ao seu conjunto de aspectos especiais. Mattelart apud BATISTA, 2007, p. 41).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com