TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termodinamica

Monografias: Termodinamica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 3

Alguns modelos de energia livre de gibbs em excesso para o cálculo do equilíbrio líquido vapor consideram o conceito de composição local em sua formulação. O que significa tal conceito?

Estabelece q a composição do sistema na vizinhança de uma determinada molécula não é igual a composição global do sistema, devido as forças intermoleculares.

Um sistema esta em ELV a uma pressão de 100mmHg. Papara calcular a composição das fases um engenheiro deseja adotar uma das duas fases como ideal. Tente empregar argumentos físicos para identificar quais escolhas produzirá melhores resultados.

Sendo a fase líquida incompressível a pressão por si só não será um parâmetro decisivo para esta fase. Como a pressão formada é baixa, a fase vapor será adotada como ideal, pois numa baixa pressão as moléculas do vapor estarão distantes uma das outras e por isso as interações intermoleculares serão praticamente desprezíveis.

O que são propriedades residuais?

O conceito de energia de gibbs como uma função de geração para outras propriedades termodinâmicas conduz ao seu relacionamento com outras propriedades para os quais valores numéricos são facilmente obtidos. Então podemos definir a energia de gibbs residual como G2=Gres – Ggi , na mesma T e P. Podemos definir outras propriedades residuais de forma análoga, esta relação é fundamental entre as propriedades.

O que é uma solução ideal? Apresente exemplos práticos.

Propriedades de uma mistura líquida em que ocorre interações entre as moléculas do mesmo tipo. Ou podemos dizer que é o somatório de compostos puros. Vt=na.Va+nbVb

Comente sobre a propriedade parcial molar. Porque devemos utilizá-las quando trabalhamos com misturas? De exemplo.

O volume parcial molar é de extremo interesse no estudo do comportamento das soluções, pois ao compararmos o volume ocupado por um mol de uma substância quando pura com o seu volume parcial molar da mesma em uma solução, pode se ter ideia do grau de interação desta substância com as demais com os demais constituintes da solução. Ex: água e óleo, o volume da água irá depender da concentração na mistura, quanto mais álcool, maior será a interação da água com o álcool e essas interações irã fetar o volume q 1 mol ocupa.

O que é propriedade parcial molar?

È a propriedade que um composto qualquer apresenta quando o mesmo está na presença de uma mistura. A propriedade é então dada pela soma das propriedades parciais molares dos compostos.

O que são propriedades em excesso? Empregue ex prático.

È a diferença da propriedade real e a propriedade da solução ideal, mede as não idealidades do sistema.

Comente a respeito da regra das fases de gibbs para misturas em equilíbrio. Exemplifique sua resposta.

A regra das fases de gibbs fala sobre os números das variáveis que vou utilizar no meu sistema para ficar em equilíbrio, ou seja, o grau de liberdade. Ex. Em um sistema é dado dois compostos e duas fases, então o valor do grau de liberdade é igual a dois.

Comente a respeito das hipóteses utilizadas para a formulação de lei de Raoult no cálculo do equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com