TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terremoto

Artigos Científicos: Terremoto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 2

Terremoto sua Origem.

Terremotos que também são conhecidos como sismo são tremores que acorrem na superfície da Terra. Suas principais causas são os choques subterrâneos que acontece entre as placas rochosas da crosta terrestre, esses tremores também são causados pelo deslocamento dos gases um dos mais conhecidos é as atividades vulcânicas.

Os sismos que são de origem natural são chamados de sismos tectônicos, que é quando as placas tectônicas deslizam sobre a atmosfera assim podendo colidir ou fazer com que elas deslizem uma pela outra, assim havendo a ruptura do solo gerando os tremores de terra.

Conseqüências

São muitas as conseqüências após um terremoto, e sempre sendo pro lado negativo como: deslizamento de terras, Tsunamis, vibração do solo e a principal que é a mudança na rotação da terra. Já em questão do homem o terremoto pode causar ferimentos, mortes, muitas vezes prejuízos sociais e financeiros, a queda de construções entre outros fatores. Mesmo sendo um fenômeno natural esses tremores são de inúmeras complicações para o meio ambiente (natureza), pois quedas de arvores, são muito comuns em tremores de terras assim gerando um prejuízo até mesmo para a natureza. As regiões que possuem o maior índice desses tremores são as que se encontram próximas ou até mesmo em cima das placas tectônicas como a placa América do Sul e a placa Sul America e em regiões como o Oceano pacifico onde é localizado o Cinturão de fogo.

Temos como maior lugar ocorrente desses tremores os Estados Unidos, que possui uma média de 13 mil terremotos por ano, ou seja, um valor muito alto de tremores de terra, podemos levar em consideração que muitos deles muitas vezes passam despercebidos, mas de qualquer forma é um numero muito grande, em dados estatísticos desses 13 mil terremotos pelo menos 18 são de um estrago maior.

Terremotos no Brasil

Muitas pessoas acreditam que no nosso país (Brasil), não ocorrem tremores de terras, porem essa é uma informação falsa, o que acontece é que por estarmos longe das placas América do Sul e Sul América os abalos sísmicos são bem menores assim passando despercebidos. Mas no fim de 2007 foi registrado um tremor de terra na cidade mineira de Itacarambi, que abalou 76 casas, deixou muitas outras interditadas e infelizmente acabou levando uma criança a morte.

Esse foi o maior abalo ocorrido no Brasil e o único com uma vitima fatal, e foi um tremor com apenas 4,9 de intensidade na escada Richter e segundo estudos esses tremores ocorriam desde maio, sendo o acontecido em dezembro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com