TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÕES RESISTENTES A TERREMOTOS

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA

CONSTRUÇÕES RESISTENTES A TERREMOTOS

ORIENTADOR: PROF. MS.

PROJETO INTEGRADOR APRESENTADO COMO EXIGENCIA PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO TITULO DE ENGENHEIRO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, DA FACULDADE

– SP

MARÇO - 2015

SUMÁRIO

1.1. Introdução 04

1.2. Objetivo 05

1.3. Justificativa 05

REFERÊNCIAS 06

1.1. Introdução:

Os abalos sísmicos (terremotos) constituem um tema cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, principalmente para aquelas que residem em áreas de risco.

Responsável por danos, os abalos sísmicos têm tido uma recorrência e impacto cada vez mais intenso, causando grande perca humana ao longo da historia.

Abalo sísmico é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis.

Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas (placas tectônicas) situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo.

As consequências de um abalo sísmico normalmente acarretam em efeitos nocivos ao homem como ferimentos, mortes, prejuízos financeiros, sociais e danos estruturais as edificações.

O planeta terra possui um Círculo de Fogo, é como se denomina as regiões de maior incidência de terremotos. Existe uma relação concreta entre terremotos e o contorno deste circulo, pois as fraturas resultantes dessas deformações facilitam a incidência de terremotos.

Os abalos sísmicos impactam diretamente as estruturas de edificações em boa parte do mundo, é um tema que tem sido estudado especificamente nestes locais de risco sísmico elevado.

Considerando que a principal função das estruturas é suportar todas as situações às quais possam estar expostas, são realizados estudos extensos com procedimentos, critérios, requisitos e sugestões para o bom dimensionamento de uma estrutura.

No mundo são encontrados vários países com histórico em terremotos, onde alguns aplicaram investimentos tecnológicos e outros não, o impactando negativo gerado é notado onde não ouve investimentos.

Ao aplicar investimentos na construção de uma edificação, obtém um ganho significativo que minimizam os impactos gerados por um terremoto.

1.2. Objetivo:

O presente trabalho tem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com