TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de investimentos

Projeto de pesquisa: Tipos de investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Através deste projeto, iremos mostrar a importância da Análise de Investimentos, através da qual é possível perceber se realmente a empresa está sendo rentável e se continuará ou não gerando lucros ou prejuízos. Falaremos sobre cálculos importantes como TIR, TAM, IR, Depreciação, enfim, cálculos que são fundamentais para acompanharmos o bom desenvolvimento de qualquer empresa.

DESENVOLVIMENTO

Tipos de Investimentos

Todo investidor busca a otimização de 03 (três) aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. São vários tipos de investimentos, mas ele se agrupa em três categorias principais, que são elas: Investimentos Públicos, Investimentos Privados e Investimentos mistos. Vamos falar de cada um deles:

Investimentos Públicos: São investimentos providos dos governos ou entidades públicas sem objetivos de lucros, mais tem como objetivo atender a sociedade em geral gerando assim retornos sociais. Esses investimentos públicos, contudo, são fundamentais para o funcionamento digno da sociedade uma vez que trazem consigo grandes efeitos tanto sócio-econômicos ou sócio-educativos. Como exemplos de investimentos públicos, temos as escolas públicas tanto municipais como estaduais, em que são investidos dinheiro na área da educação para formação de pessoas com qualidade de ensino sem custo algum; tempos também os hospitais públicos onde as pessoas são atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) sem custo algum; assim como as redes de saneamentos básicos, pavimentação de ruas, as faculdades públicas, dentre outras.

Investimentos Privados: São investimentos providos de pessoas tanto físicas quanto jurídicas, e tem com objetivo principal a visão de lucros. É admitida a realização de todos os tipos de investimentos privados desde que este atende a legislação vigente. Como exemplos de investimentos privados temos: Os shopping Centers; todo tipo de prestação de serviços privados; escolas particulares; empresas privadas; indústrias privadas; dentre outros.

Investimentos Mistos: São investimentos providos por parte do governo ou entidades públicas e em parte por instituição privadas vindas de pessoas tanto físicas quanto jurídicas com objetivos de lucros e retornos sociais. Como exemplo temos: A Petrobrás que é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil; temos também como exemplo o Banco do Brasil que é contituído por capital governamenta e privado.

Indentificar um negócio no qual pretende-se trabalhar

Tipo de Negócio: Comercio Varejista

Tipo de Produto: Loja de Roupas |

Nome do Comércio: Duda Fashion – Moda Feminina

Denomina-se Comercio Varejista ou apenas Varejo, a atividade de venda para compradores que estão adquirindo bens ou serviços para seu próprio consumo. É a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades. O primeiro passo para o sucesso de um empreendimento é vc ter uma visão ampla do que os clientes procuram.

A possibilidade de ser dono do seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e uma dessas possibilidades é ter uma loja de roupas. Mas para esse sonho não virar um pesadelo é preciso planejar antes de consolidar o seu projeto. Você deve realizar uma pesquisa de mercado, para avaliar o tipo de público que você atenderá. Observe o local onde pretende montar sua loja, pois isso é primordial, pois o local deve atender as exigências dos clientes locais, o tipo de roupa e acessórios que estes clientes locais necessitam, e também o poder aquisitivo que esses clientes possuem. Analisar se o movimento é propício para o tipo de negócio que você tem em mente, que neste caso é o comércio de roupas. O local onde o comércio será montado é fundamental para o sucesso ou fracasso do empreendimento.

A qualidade do produto vendido é o ponto fundamental para o sucesso da empresa, pois as pessoas não vão pagar por um produto sem qualidade. Tem que pensar em tudo, que tipo de prateleiras e balcões usar, a qualidade do atendimento, pois se um cliente for a uma loja e o mesmo não for bem atendido, com certeza, este cliente não voltará mais a este estabelecimento. Então tem que qualificar os vendedores para terem um bom atendimento e também reconhecer estes profissionais dando lhes um salários compatíveis ao mercado.

Fluxos de Caixa Relevantes

Sãos os fluxos de caixa que são projetados e utilizados para analisar os investimentos da empresa. Ele provoca uma mudança de fluxo geral de caixa, porque está vinculado à decisão de aceitar ou não o projeto apresentado. E possui um formato padrão que é composto por três características principais, que são:

1) Investimento inicial ou nos períodos iniciais: Deve ter um sinal negativo no fluxo de caixa, porque é um dinheiro que sai do caixa para investimento tanto na parte de bens físicos como: aquisição de equipamentos, na compra/ ou aluguel do imóvel para se instalar a empresa, e também no investimento de capital de giro para a empresa poder trabalhar e honrar os seus compromissos.

2) Retorno de caixa de investimento: Como toda empresa de investimento privado visa o lucro, aqui nesta etapa é onde ela começa a ter os resultados de seus investimentos. É quando o seu projeto se torna um projeto rentável então começa a gerar lucros fazendo com que o seu fluxo de caixa seja positivo.

3) Valores residuais: O valor residual é o valor em que um ativo (bem) terá depois que for vendido (ou amortizado). Normalmente ocorre no final do investimento pois é quando se define o valor de um ativo quando este sofre depreciação após a sua vida útil. É o valor que se obtem depois que a empresa por exemplo não precisar mais daquele bem específico.

Taxa Selic

Sistema Especial de Liquidação e Custódia. O Sílica é o depositário central dos títulos que compõem a dívida pública federal interna (DPMFI) de emissão do Tesouro Nacional e, nessa condição, processa a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia desses títulos. É também um sistema eletrônico que processa o registro e a liquidação financeira das operações realizadas com esses títulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com