TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de mudanças que ocorrem em nossas vidas diárias

Ensaio: Tipos de mudanças que ocorrem em nossas vidas diárias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Ensaio  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

ERGUNTA 1

Quando analisamos os mercados em busca de oportunidades, devemos estar atentos as possíveis mudanças que ocorrem, mudanças estas que podem ser intensas, e aquelas que vão ocorrendo de forma gradual. Veja como no mercado existem vários tipos de mudanças que ocorrerem que, por estar em nosso cotidiano, muitas vezes as deixamos passar – mas que não deveríamos. A população está vivendo mais. Se antigamente presenciávamos pessoas da terceira idade em suas casas esperando a vida passar, hoje as pessoas estão aproveitando a vida. Nada de imaginar os seus avós em baile da terceira idade ou fazendo crochê na sala e assistindo à programas televisivos. Hoje eles estão frequentando academias, viajando e, literalmente aproveitando a vida. Com esta mudança de paradigma, várias oportunidade de negócios surgem para atender a estes novos consumidores que estão ampliando o seu tempo de consumo. Este tipo de oportunidade que ocorre no mercado pode ser classificada como:

a.

Mudanças políticas e regulamentares

b.

Mudanças tecnodemográficas

c.

Mudança demográfica e social

d.

Mudanças econômicas

e.

Mudanças financeiras

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Leia o texto a seguir retirado do site Mundo das Marcas : “A empresa começou a florescer no verão de 1994 quando Jeff Bezos, um jovem vice-presidente de um fundo de investimento em Wall Street, abandonou seu valioso emprego para trilhar seu caminho na ainda desconhecida rede mundial de computadores, que na época crescia cerca de 2.300% ao ano. A ideia era audaciosa, vender livros on-line. A decisão de vender livros surgiu após uma pesquisa que os mostrou no segundo lugar de uma lista dos produtos que poderiam ser comercializados na Internet. A música, primeira opção, foi eliminada, pois apenas seis grandes empresas fonográficas controlavam a distribuição. Outra pesquisa também chamou a atenção do jovem empreendedor: as pessoas não compravam livros pelo correio porque não existiam catálogos suficientemente grandes para os interesses variados dos consumidores. Para conter uma lista suficientemente abrangente, o catálogo teria que ser tão pesado que seria praticamente impossível enviá-lo pelo correio. Já na Internet, os bancos de dados não tinham a limitação do peso ou do tamanho. Também podiam ficar disponíveis para consultas instantâneas, 24 horas por dia. Com todos esses dados em mãos, Jeff Bezos mudou-se para a chuvosa e fria Seattle. E não foi por acaso, na cidade estava localizado um dos maiores distribuidores de livros do país: a Ingram. Foram necessários três meses para levantar US$ 1 milhão com 20 amigos e investidores. Instalou-se com a mulher em uma casa em Bellevue, subúrbio da cidade, pagando aluguel de US$ 890. A garagem virou um celeiro de softwares e o café da filial mais próxima da Barnes & Noble, uma gigante rede de livrarias, ponto de encontro para reuniões informais.” O trecho que você acabou de ler narra a história da Amazon, no qual podemos perceber um claro exemplo de empreendedorismo. Também como algumas pessoas possuem a habilidade de identificar as mudanças tecnológicas oferecidas pelo ambiente e transformá-las em negócios de sucesso. Em se tratando de inovações e, com base em nosso material de aula, podemos dizer que o caso descrito trata-se de uma forma de oportunidade:

a.

Novo produto ou serviço

b.

Nova forma de organização

c.

Novo mercado

d.

Novos métodos de produção

e.

Nova matéria-prima

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Leia o texto à seguir: “Elas Mandam, o mercado obedece – Revista Exame – 13.07.2005 - A fabricante de eletrodomésticos Arno está promovendo em julho uma maratona de cursos de gastronomia, estética e etiqueta. Com um detalhe: o evento, que percorrerá as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, destina-se -- acredite -- ao público infantil. A Arno está preparada para receber 1 000 crianças e adolescentes de 7 a 16 anos que vão reservar parte das férias escolares para aprender a preparar bolos, brigadeiros e sorvetes e para ter aulas de penteados e maquiagem -- tudo com produtos Arno, claro. Pode parecer estranho que uma das marcas mais consagradas por senhoras donas-de-casa esteja empenhada em se comunicar com seus filhos, consumidores que ainda nem são donos do próprio dinheiro. Mas a estratégia da Arno se sustenta numa lógica bastante clara. "Enquanto os pais trabalham, são os filhos que realmente usam liquidificadores e sanduicheiras", diz Ana Maria Berberian, coordenadora do programa. "E o número dos que escolhem a marca desses aparelhos vem aumentando."

A idéia de que uma criança possa sair de um curso de gastronomia com o desejo de comprar um liquidificador seria quase absurda até há poucos anos. Mas a linha do mercado que demarca o início do território

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com