TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação Potenciométrica Do H3PO4 Com O NaOH Titulação Potenciométrica Do H3PO4 Com O NaOH

Trabalho Universitário: Titulação Potenciométrica Do H3PO4 Com O NaOH Titulação Potenciométrica Do H3PO4 Com O NaOH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  1.315 Visualizações

Página 1 de 6

Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco

Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental

Experimento nº 7

Titulação potenciométrica do H3PO4 com o NaOH

Thiago Silva Maia

Química Analítica

Turma AA

Docente: Fernanda Anjos

Juazeiro – Bahia

2010

Titulação potenciométrica do H3PO4 com o NaOH

1 – Introdução

Potenciometria ou método potenciométrico de análise química são métodos que baseiam-se na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente. É um método utilizado para detectar o ponto final de titulações específicas (chamada, pelo uso do método, de titulação potenciométrica), ou para a determinação direta de um determinado constituinte em uma amostra, através da medida do potencial de um eletrodo íon-seletivo, aquele que é sensível exatamente ao íon em análise.

Na análise volumétrica, a quantidade de um constituinte de interesse (analito) é determinada através da reação desta espécie química com uma substância em solução padrão, cuja concentração é exatamente conhecida. Sabendo-se que a quantidade de solução padrão necessária pra reagir totalmente com o analito e a reação química que ocorre entre as duas espécies químicas, têm-se condições de determinar a concentração da substância analisada. O processo volumétrico utilizado para introduzir solução padrão no meio reacional é conhecido como titulação.

Reações ácido-base também podem ser chamadas reações de neutralização. As reações ácido-base são reações entre soluções aquosas ácidas e soluções aquosas básicas. Nessas reações forma-se sempre uma substância pertencente ao grupo dos sais e ainda água:

O ácido fosfórico, apesar de ser o ácido mais comum do fósforo e ser usado por indústrias na fabricação de refrigerantes, xaropes e fertilizantes, é um elemento pouco conhecido pela população. Este ácido, quando consumido em excesso, pode provocar alguns malefícios à saúde, como, por exemplo, interferir na absorção e utilização do cálcio pelos ossos, prejudicando sua formação e levando futuramente a uma osteoporose.

O experimento tem o objetivo de trabalhar com o pH-mero, conhecer técnicas de volumetria, titular ácido poliprótico com base forte e determinar concentração de H3PO4.

2 – Experimental

2.1 – Materiais e equipamentos

pH-metro

Pipeta volumétrica

Pêra

Solução problema – H3PO4

Água destilada

Béquer 250 mL

Bureta

Solução padrão de NaOH 0,09 mol/L

2.2 – Procedimento

Pipetou-se 25 mL de H3PO4 em um béquer de 250 mL, onde foi adicionado a este, 50 mL de água destilada. O eletrodo foi inserido nesse sistema, e pH indicado no pH-metro foi anotado. A solução padrão de NaOH foi posta na bureta, e depois foi adicionado 0,5 mL de NaOH no sistema - H3PO4. O pH foi anotado. A adição de NaOH foi prosseguindo, de 0,5 em 0,5 mL, sempre anotando o pH indicado. Adicionou-se NaOH até pH se aproximar a 12.

3 – Resultados e discussões

A titulação potenciométrica é mais trabalhosa do que a técnica volumétrica com indicadores visuais e requer equipamento especial, mas apresenta uma série de vantagens sobre a técnica convencional: maior sensibilidade, pode ser aplicada à soluções bem diluídas; pode ser empregada para soluções coloridas ou turvas, pois dispensa o uso de indicadores visuais; pode ser aplicada para certas reações que não disponham de indicadores visuais adequados; pode-se determinar sucessivamente vários componentes; pode ser aplicada em meio não aquoso; pode ser adaptada a instrumentos automáticos.

A tabela abaixo mostra a relação entre a quantidade de NaOH adicionada ao H3PO4 e o pH da solução.

Tabela 1: quantidade de NaOH (mL) x pH da solução gerada

mL

0,5

1

1,5

2

2,5

3

3,5

4

pH

2,46

2,48

2,5

2,54

2,58

2,63

2,73

2,89

mL

4,5

5

5,5

6

6,5

7

7,5

8

pH

3,26

5,23

5,84

6,16

6,4

6,65

6,84

7,03

mL

8,5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com