TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topicos Especiasi

Artigo: Topicos Especiasi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA: Custeio por absorção e custeio variável e seus reflexos em

decisões gerenciais

Pesquise a literatura de Contabilidade de Custos e responda as questões abaixo.

Lembre-se que o trabalho é dissertativo, assim, é necessário detalhar as respostas e defender o ponto de vista. Ao final do trabalho, liste as referências consultadas.

QUESTÕES:

1 - Quais são as principais diferenças entre o custeio por absorção e o custeio variável?

A diferença entre esses dois métodos reside no tratamento dado aos custos fixos. Enquanto no Custeio por Absorção os custos fixos são rateados aos produtos, no Custo Variável são tratados como custos do período, indo diretamente para o resultado do exercício.

No Custeio por Absorção que é estruturado para atender as disposições legais, quanto à apuração de resultados e à avaliação patrimonial. Todos os custos de fabricação são considerados como custo do produto. O resultado varia em função da produção. É necessário utilizar métodos de rateio, muitas vezes arbitrário para atribuir os custos fixos aos produtos. É possível estabelecer o custo unitário total dos produtos. Não identifica a margem de contribuição. É importante para decisões de longo prazo. É aceito pelo fisco brasileiro. Já no Custeio Variável que é estruturado para atender à administração da empresa. Apenas os custos variáveis são considerados. O resultado varia somente em função das vendas. Não se utiliza método de rateio os custos fixos são considerados como despesa e não como custo do produto. Há um custo unitário parcial, pois considera os custos variáveis. Identifica a margem de contribuição unitária e global. É importante para as decisões de curto prazo. Não é reconhecido para efeitos legais.

2 - Sob quais circunstancias o lucro operacional e o estoque são iguais tanto no custeio variável quanto no custeio por absorção? Quando o lucro operacional e o estoque no custeio variável são menores? Quando são maiores?

O lucro operacional e os estoques identificados pelo custeio variável é menor do que os identificados pelo custeio por absorção quando a produção for maior do que as vendas, porque os custos fixos indiretos ficam alocados nos produtos do estoque e não nas receitas para venda. Já quando a produção é menor que as vendas ocorre exatamente o oposto com o lucro operacional e estoque, pelo método de custeio variável é maior que os apurados pelo custeio por absorção. Mas quando a um equilíbrio entre a produção e as vendas tanto no custeio por absorção quanto no custeio variável são iguais o lucro operacional e o estoque.

3 - Quais são as vantagens do custeio variável? Quais são as críticas que podem ser feitas a ele?

As vantagens do método de custeio variável é em relação as informações para as tomadas de decisões dentro de uma entidade. No custeio variável temos a margem de contribuição, que é a diferença entre o preço de venda e o custo do produto, com isso buscamos a partir dai qual o ponto de equilíbrio, qual a margem de segurança e a alavancagem operacional.

A principal desvantagem para o custeio variável é que ele não e aceito pelo fisco, desta forma temos que ter outra forma de custeio no caso o por absorção, o custeio variável também não é recomendado para soluções de longo prazo e traz uma dificuldade na analise de despesas e custos em fixos e variáveis por ser muito demorado gerando custos para a apurar essas informações.

4 - Como uma companhia que utiliza o custeio por absorção pode ter seu lucro alterado sem alteração no volume de vendas?

Para uma empresa que fabrica determinado produto os custos fixos são iguais para a produção de um numero X, quanto na produção de um numero X+Y, como no custeio por absorção os custos fixos e variáveis são absorvidos pelo produto quanto maior o volume na produção menor são os custos unitários de cada produto. Assim automaticamente quanto mais produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com