TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicidade Do HCN, HS2 E CO

Artigo: Toxicidade Do HCN, HS2 E CO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

GÁS SULFIDRICO

1) INTRODUÇÃO:

O gás sulfídrico (H2S) é um gás incolor, mais pesado que o ar, que forma mistura explosiva em contato com este , sendo altamente tóxico, e com cheiro de ovo podre em baixas concentrações e inibindo olfato em concentrações elevadas.

O gás sulfídrico também é conhecido como:

- Hidro sulfúrico

- Hidrido sulfuroso

- Hidrogênio sulfatado

- Ácido hidro sulfúrico

- Cru azedo

- Gás de ovo podre

- Gás hidro sulfúrico

- Sulfeto de hidrogênio

- Stink Damps

Principais propriedades:

- Solúvel em água;

- Queima facilmente, sua chama é azul e produz o SO2 (dióxido de enxofre);

- É um gás irritante;

- Forma misturas explosivas com o ar e durante o processo de corrosão, cria uma camada de FeS ( Sulfeto ferroso). Este fenômeno ocorre com freqüência nas superfícies internas de tanques, torres, vasos e tubulações (linhas) em geral;Esta escama ao entrar em contato com o ar, pode inflamar-se por auto ignição.

- Soluções que tenham absorvido gás sulfídrico, ao serem aquecidas podem liberar o gás em volumes perigosos;

- O H2S é altamente corrosivo para os metais;

- Sua toxidez se compara à do Cianureto de hidrogênio, e é mais mortal que o monóxido de carbono.

CARACTERÍSTICAS DO H2S

1- Peso molecular = 34,08

2- Peso específico = 1,189

3- Densidade = 1,539 g/l a 25,5oC e 20,0 atm a 25,5oC

4- Pressão de vapor =17,7 atm a 20oC

5- Temperatura de auto ignição = 260oC

6- Temperatura de ebulição = -60,4oC

7- Limite inferior de explosividade = 4,3%

8- Limite superior de explosividade = 46%

9- Solubilidade na água = 0,672g/100ml de água

10- Inflamável = sim

TABELA COMPARATIVA

Pode originar-se de várias fontes e muitas vezes é resultante de processos de biodegradação. Por exemplo, a decomposição de matéria orgânica vegetal e animal.

Usos: Produção de diversos sulfetos inorgânicos, ácido sulfúrico, compostos orgânicos sulfurosos, desinfetante em agricultura.

Na indústria do petróleo as principais fontes de exposição são:

Perfuração e produção: poços de gás e óleo.

Transporte e armazenamento do petróleo.

Refinarias: efluentes líquidos, petróleo cru, hidrocraqueamento, bombas, hidrogenação, respiros de tanques, unidades de destilação do petróleo, águas ácidas, sistemas blow down, drenagem de tanques.

Sinônimos: Sulfeto de hidrogênio, hidrogênio sulfurado, ácido hidrossulfúrico, sulfeto de diidrogênio.

2) TOXICOCINÉTICA e 3)TOXICODINÂMICA

O gás sulfídrico é um gás altamente tóxico e irritante, que atua sobre o sistema nervoso, os olhos e as vias respiratórias. A intoxicação pela substância pode ser aguda, subaguda e crônica, dependendo da concentração do gás no ar, da duração, da freqüência da exposição e da suscetibilidade individual.

O H2S inibe enzimas que contêm metais essenciais como ferro (Fe) e cobre (Cu). Destaca-se a inibição da citocromoxidase, levando a bloqueio da respiração celular no interior das células. O H2S forma sulfetos metálicos (citocromoxidase-sulfeto), pela reação com o ferro trivalente (Fe3+) desta enzima. Em conseqüência, há um bloqueio na troca de elétrons na cadeia respiratória, o oxigênio não é consumido e não há produção de energia.

H2S interage com a metemoglobina, formando o complexo sulfometemoglobina. Combina-se também em pequena proporção com a hemoglobina, formando sulfemoglobina.

4) PRINCIPAIS RISCOS:

Os efeitos da intoxicação com este gás são sérios, similar aos do monóxido de carbono, porém mais intensos e podem permanecer por um longo período de tempo, podendo causar danos permanentes. Este gás tóxico paraliza o sistema nervoso que controla a respiração, incapacitando os pulmões de funcionar, provocando asfixia.

O H2S é um gás volátil, e a principal via de penetração é a respiratória. Experimentos com animais de laboratório mostraram absorção através da pele; contudo, no homem, a absorção por essa via é discutida.

No nível dos alvéolos pulmonares, o H2S solubiliza-se no líquido surfactante que cobre a superfície das células, ocorrendo reação com compostos básicos presentes no tecido. Durante a solubilização ocorre a hidrólise. A forma ionizada (H+) tem caráter ácido, enquanto que a forma molecular (H2S) é lipossolúvel e atravessa facilmente a membrana alveolocapilar, que tem uma composição lipídica. A partir desse ponto, o H2S atinge a corrente sangüínea, distribuindo-se para todo o organismo, produzindo efeitos sistêmicos:

• No nível do sistema nervoso central: excitação seguida de depressão, particularmente no centro respiratório: fraqueza, dor de cabeça, náusea, vômito, hiperexcitabilidade, alucinações, amnésia, irritabilidade, delírio, sonolência, fraqueza, convulsões e morte. (Quadro abaixo).

Concentração do H2S (ppm) Tempo de exposição Efeitos

0,0005 - 0,13 1 minuto percepção do odor

10-21 6 - 7 horas irritação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com