TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia e segurança pública

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA

  1. O livro texto da disciplina Toxicologia e Segurança Pública, de Teixeira (2010) (TEIXEIRA, Eduardo Didonet. Toxicologia e Segurança Pública. 1. ed. Palhoça: Unisul, 2010. v. 1. 148 p.) indica uma série de situações mostrando as drogas como um problema histórico e portanto social, ou seja, é um problema das relações humanas. Com base na leitura de uma dessas situações contidas no livro texto, redija um texto de cerca de uma lauda que:
  1. Descreva suscintamente uma situação tenha ocorrido em sua cidade, que possa exemplificar as drogas como um problema social. Essa descrição deve ter cerca de 20 linhas e trazer ao seu final a fonte de onde foi retirada, ou seja, deve se tratar de uma situação pública. Para tanto, deve ser enviado um link da internet se usar um jornal diário disponível on line, ou deve ser enviada a matéria digitalizada, acompanhada de sua fonte. Ou seja, o professor precisa ter acesso à matéria (5,0 pontos).
  2. Depois de ler um dos artigos a seguir, faça uma breve análise da situação por você apresentada antes. Lembre-se: analisar um assunto requer que deixe claro seu pensamento a partir da leitura usa como base, ou até mesmo contrário a essa leitura, portanto, indique esse “uso” do autor conforme indicado a seguir. Ao final, indique os desafios que você enxerga para a segurança pública de sua região com relação à problemática das drogas e a violência. A análise e a relação com a segurança pública devem ter cerca de 20 linhas (5,0  pontos).

ARTIGO 1

BONAMIGO, Irme Salete. Tecendo relatos, versões e cenas: etnografia de um evento violento. Psicol. Soc.,  Florianópolis,  v. 20, n. 3, Dec.  2008.  Disponível em: . Acesso em: 23 Fev  2015.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000300005. 

ARTIGO 2

OLIVEIRA, Marcus Vinícius. Segurança Pública, subjetividade e desigualdade social: desafios para uma política de Segurança Pública democrática. In: BRASIL, Ministério da Justiça. Cadernos Temáticos da CONSEG. Coordenação Geral da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Ministério da Justiça. Ano I, 2009, n. 10. Brasília, DF. Disponível em: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2009/09/Caderno_CONSEG_25_08.pdf. Acesso em: 12 Ago 2013.

ARTIGO 3

BONAMIGO, Irme Salete. Violências e contemporaneidade. Revista Katálysis, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 204-213, jan. 2008. ISSN 1982-0259. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802008000200006>. Acesso em: 24 Fev. 2015.

Observações:

1 - Uma lauda corresponde a uma página digitada de acordo com as Normas Acadêmicas para elaboração de textos, que na UNISUL é a da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que se encontram disponibilizadas no site da Biblioteca da UNISUL http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos  

2 - A elaboração das respostas a essa AD, para o seu bom desenvolvimento, certamente envolverá a leitura de referências sobre a temática, a começar pelo livro didático, bem como artigos científicos e livros. Siga as Normas Acadêmicas, sobretudo para citação de trechos na íntegra e uso de ideias com suas próprias palavras (paráfrases). Também indique as referências que foram usadas ao final do trabalho. Somente por meio da adequada indicação de referências é que se demonstra o que foi produzido pelo autor, que no caso é o aluno. O uso de trechos ou ideias de outrem, sem indicação adequada, será considerado cópia ou plágio. Ainda, quando do uso de referências, sejam elas impressas ou oriundas de meio eletrônico (Internet), observe a confiabilidade e qualidade da fonte que será utilizada. Ou seja, um blog pessoal pode ser refutado para fundamentação teórica de uma matéria, já um site de instituição reconhecida como o site da Secretaria de Segurança Pública pode ser válido.

A) Um jovem da cidade de Três Pontas, interior de MG, com apenas dezenove anos de idade, já havia completado quarenta e quatro detenções desde os seus quinze anos de idade.

Ele possui outros seis irmãos e foi criado apenas por sua mãe que trabalha como doméstica, e por este motivo deixava os filhos sozinhos durante o dia. Segundo relatos de parentes, com aproximadamente quatorze anos o garoto envolveu-se com as drogas e desde então tornou-se dependente delas. Para sustentar o vício iniciou a prática de furtos que acarretaram nesse número imenso de detenções em tão curto período de tempo.

Segundo o delegado de polícia responsável pelo caso, o rapaz pratica os furtos sem uso da violência. Todas as medidas são tomadas pela polícia, contudo a Justiça em decorrência da Lei o coloca em liberdade pela natureza do crime cometido.

O delegado ainda relata que o jovem colabora com as investigações todas as vezes em que é detido, informado a polícia quem são os compradores dos materiais furtados e ainda quem são os traficantes de drogas que a ele são vendidas.

O rapaz já iniciou tratamento por algumas vezes, mais recaindo ele volta a cometer os delitos, furtando até mesmo de seus parentes, que disseram que o número de passagem pela polícia só não é ainda maior porque os parentescos não o denunciam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (300.3 Kb)   docx (183.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com